Cirurgião-dentista com mais de 15 anos de experiência, o candidato a vereador Doutor Mike (PSC) aproveitou o domingo, Dia Nacional do Cirurgião Dentista, para defender a universalização do atendimento odontológico na Atenção Básica em Saúde. Porta de entrada do sistema de saúde pública no Brasil, a atenção basica é composta pelas Unidades Básicas de Saúde e Casinhas de Saúde.

“A Política Nacional de Atenção Básica define as diretrizes para a infraestrutura e funcionamento desse primeiro nível de atenção à saúde, que deve contar com médicos, enfermeiros, dentistas e técnicos ou auxiliares. O que a experiência nos mostra, e também nossa caminhada ouvindo as pessoas, é que o atendimento à saúde bucal em Manaus ou é precário ou não existe”, questionou o cirurgião.

“É possível, e nós vamos cobrar muito, a ampliação do atendimento de saúde básica, que hoje está em torno de 50% da população, inclusive com a universalização do atendimento em saúde bucal. Dentista não pode ser coisa de rico”, defende Doutor Mike.

Há sete anos realizando atendimentos voluntários em seu consultório e instituições de ação social da capital, ele explica que a queixa dos pacientes que procuraram o atendimento nas UBS ou casinhas é quase sempre a mesma. “Quando tem equipamento, falta o profissional, ou o contrário”, afirmou.

“Como vereador, podemos direcionar emendas, fiscalizar e cobrar da prefeitura que cumpra a política Nacional de Atenção Básica e direcione os recursos com eficiência para esta área. Essa falta de um maior investimento na atenção básica faz com que o sistema de alta e média complexidade em saúde fique sobrecarregado. A pessoa procura um hospital ou pronto-socorro quando aquela primeira dor não foi bem tratada. A atenção básica pode salvar vidas e tem que ser levada a sério”, afirmou.

Propostas para a saúde

Além da ampliação da saúde básica e da universalização do atendimento odontológico, o candidato a vereador pelo Partido Social Cristão (PSC) também defende a volta das carretas da saúde, que podem ser compradas ou alugadas pelo município para mutirões nos bairros e comunidades mais desassistidos.

Outra proposta de Doutor Mike é o fim do atendimento por zonas nas casinhas. “O que acontece é que muita gente, que mora próximos a casinha de saúde, às vezes aparece como “fora da área de cobertura” do sistema. Vamos propor o fim desse absurdo. Saúde não pode ter limite de atendimento”, declarou.

Dia do Cirurgião Dentista

Sobre o Dia do Cirurgião Dentista, Doutor Mike se pronunciou em suas redes sociais, desejando os parabéns aos colegas e tampem contando um pouco de sua relação com a profissão. “Parabéns aos colegas de profissão, que fazem dessa carreira um sacerdócio do cuidado, atenção, estudo e dedicação”, escreveu.

Quem é doutor Mike

Doutor Mike Ezequias é um cirurgião-dentista de 45 anos, casado, pai de três filhos. Desde a infância, já trabalhava como técnico de prótese, profissão que aprendeu com o pai e levou até se formar cirurgião-dentista.

Com quatro especializações e um mestrado nas áreas de cirugia e trauma de face atendimento a pessoas com deficiência, harmonização facial, entre outras, é um dos cirurgiões-dentistas mais respeitados da cidade.

 

Foto: Divulgação

Fonte: F5Comunicação