O secretário de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus, Carlos Henrique Lima, reuniu-se na manhã desta segunda-feira (22/02), em seu gabinete na sede da pasta, com representantes dos municípios que estão sob influência da rodovia AM-010 (Manaus-Itacoatiara). No encontro, foi apresentado o projeto de modernização e reforma da AM-010 e comunicada aos representantes dos municípios a realização de audiência pública no dia 11 de março, de forma virtual, para debater o projeto.
Além do secretário e de técnicos da Seinfra, a reunião teve a presença dos prefeitos de Rio Preto da Eva, Anderson Souza; de Itacoatiara, Mário Abrahim; de Silves, Paulino Grana; e de Itapiranga, Denise Farias; e do subsecretário de Serviços Básicos da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Egleuson Santiago, representando a Prefeitura de Manaus.
Cientes do projeto, os participantes consideraram de grande importância a realização da obra de reforma e modernização da AM-010, especificando os benefícios que trará aos habitantes dos municípios.
O prefeito de Silves, Paulino Grana, salientou a geração de emprego e renda por conta do turismo e do escoamento do gás natural que passará a ser explorado em seu município. Segundo ele, a obra “resolverá uma série de situações que antes prejudicavam a mobilidade e a logística, inclusive no transporte de pacientes em direção a Manaus”.
Para o prefeito de Itacoatiara, Mário Abrahim, o projeto especial é para todos pela segurança que a estrada passará a oferecer. “Além de ratificar a posição de Itacoatiara como um polo de importação e exportação em razão de sua localização geográfica”, complementou.
A prefeita de Itapiranga, Denise Farias, também destacou a questão da logística como um dos pontos mais positivos do projeto. “Nós, que dependemos dessa estrada todos os dias, sabemos muito bem da importância dessa obra, que vai contribuir para o crescimento e desenvolvimento do nosso município, por facilitar o acesso à capital”, afirmou.
“Eu acho uma obra de suma importância. Manaus só tem a ganhar com a reforma e modernização da AM-010”, assinalou o engenheiro Egleuson Santiago, da Seminf, acrescentando que, o quanto antes a obra for realizada, melhor será para todos os municípios envolvidos.
Projeto – O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra), anunciou em janeiro último o projeto de modernização da AM-010, que prevê a realização de serviços de terraplenagem, pavimentação, drenagem superficial, faixas de aceleração e sinalização de 250,40 quilômetros da pista. As obras serão realizadas do Km 13 ao Km 263,40.
As intervenções irão promover a melhoria na sinalização horizontal e vertical, e construção de 3ª faixa nos trechos onde esta for recomendada por razões técnicas e de segurança, como, por exemplo, nas curvas perigosas e nos aclives.
Investimento – De acordo com a Seinfra, o investimento nesta obra é de cerca de R$ 400 milhões. Considerada como uma das mais importantes do estado, a estrada Manaus-Itacoatiara foi construída na década de 1960, e seu projeto não foi dimensionado para receber o tráfego de veículos pesados como caminhões e carretas bitrem – que transportam madeira e soja –, que ela recebe atualmente, e futuramente de gás oriundo de Silves em direção a Boa Vista.
Esse tipo de tráfego provocou a saturação de seu leito e, por conta disso, o Governo do Amazonas determinou à Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Urbana (Seinfra) que elaborasse um projeto de modernização da rodovia.
Antes do início da obra, a Seinfra irá realizar audiência pública com toda a sociedade civil, órgãos públicos de controle e representantes do Legislativo, do Judiciário e do Executivo, representados pelos prefeitos dos municípios de Itacoatiara, Rio Preto da Eva, Silves e Itapiranga e Manaus, beneficiados pela obra.
Mais informações: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra): Greiciane Fernandes (98110-8996) e Eduardo Silva (98130-3990).
Fotos: Divulgação/Diadiaam
Fonte: redacao@secom.am.gov.br
Deixar um comentário