Muito mais que comemorar, devemos agradecer ao Deus Criador e Mantenedor de todas as coisas pelo dom do perdão que vem dele, que nos amou e perdoou primeiro.
Às vezes, o Senhor nos repreende, pois, do contrário, Ele não seria um Pai amoroso e perdoador para conosco, filhos que erram. Para aqueles que são sinceros, Sua repreensão pode ser dolorosa, contudo, é muito mais para Ele que se entristece.
O que nos conforta é saber que Ele “Não repreende perpetuamente, nem conserva para sempre a sua ira” (Salmos 103:9). Quão maravilhoso é compreender que ao nos arrependermos e voltarmos para Deus com o coração quebrantado, por causa do pecado e deste separados, Ele sorri para nós com o perdão concedido.
“Ao Senhor, nosso Deus, pertencem a misericórdia, e o perdão; pois nos rebelamos contra ele” (Daniel 9:9).
Portanto, nesse Dia do Perdão, celebremos com alegria o que recebemos de graça, por amor. Amemos o Deus que repreende e, em nosso coração possamos cantar: “A tua ira se retirou, e tu me consolas” (Is 12:1).
Como disse o Mestre: “Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus…” (Mateus 5:44).
Expulsai os pressentimentos obscuros e opressões da alma. Vinde, esperanças humildes e recordações aprazíveis, pacificadores do coração. Alegremo-nos naquele que, como Juiz, há muito nos perdoou, pois Ele mesmo nos perdoará novamente como Pai, em seu eterno e imutável amor.