Pelo segundo ano consecutivo, a Manaus Previdência, autarquia da Prefeitura de Manaus, levou o 1º lugar no prêmio “Destaque Brasil de Investimentos” 2021 (Categoria 3: Acima de 5.000 ativos), da Associação Brasileira de Instituições de Previdência Municipais e Estaduais (Abipem). A cerimônia foi realizada no Centro de Convenções de Goiânia (GO), nesta quinta-feira, 11/11, e premiou vários institutos de Previdência Social, que vêm desenvolvendo trabalhos relevantes.

Este ano, a Manaus Previdência também recebeu o 1º lugar no prêmio Destaque de Responsabilidade Previdenciária (Grupo 2 – Categoria 2: De 30.000 a 10.001), por todo seu conjunto de ações e serviços de qualidade prestados aos aposentados e pensionistas do município.

“Ficamos muito felizes com este reconhecimento nacional, uma vez que desenvolvemos um trabalho com muita responsabilidade, para que a Manaus Previdência continue sendo um instituto de Previdência respeitado nacionalmente, especialmente no que diz respeito à gestão de investimentos, que são recursos dos nossos segurados. Por isso, agradecemos ao prefeito David Almeida pela confiança no trabalho de todos que fazem a Manaus Previdência, este instituto de excelência”, afirmou a diretora-presidente da autarquia, Daniela Benayon.

Critérios

O Prêmio “Destaque Brasil de Investimentos” tem como base a avaliação de 45 quesitos, dentre eles a Análise de Riscos, 100% de Certificação dos membros do Comitê de Investimentos e o Plano de Trabalho anual. Esta divisão do prêmio foi criada para reconhecer as instituições que apresentem as melhores práticas na realização e acompanhamento dos investimentos de sua carteira. A premiação é dividida em três categorias de Regime Próprio de Previdência Social (RPPS): categoria 1: Até 1.000 ativos; categoria 2: De 1.000 até 5.000 ativos; e categoria 3: acima de 5.000 ativos.

A Manaus Previdência possui uma Superintendência de Investimentos, gerida por Flávio Rodrigues, que também é presidente do Comitê de Investimentos da autarquia. Flávio é servidor público com Certificação para Gestores (CGA) da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (Anbima), uma das mais difíceis certificações que requer conhecimentos amplos em áreas como economia, contabilidade, direito, finanças e estatística.

A autarquia possui, atualmente, mais de R$ 1,2 bilhão investidos em fundos e títulos públicos, cuja grande maioria está alocada em ativos seguros, administrados por grandes instituições financeiras de reconhecida idoneidade e expertise.

Atualmente, a Manaus Previdência é responsável por garantir o pagamento de 7,6 mil benefícios, entre aposentadorias e pensões, tanto da Prefeitura quanto da Câmara Municipal de Manaus (CMM).

Responsabilidade Previdenciária

Por sua vez, o Prêmio “Destaque Brasil de Responsabilidade Previdenciária” laureia a instituição por atender a 110 quesitos distribuídos em três critérios: Gestão Administrativa, Gestão Financeira e Atuarial, e Gestão de Concessão de Benefícios Previdenciários. As exigências vão desde a comprovação da aplicabilidade de um regimento interno do RPPS até a aprovação das contas por parte de um órgão fiscalizador com essa finalidade.

A premiação da Abipem é voltada aos institutos de Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) e o resultado comprova que a Manaus Previdência se consolida como referência nacional em gestão de recursos e previdência.

*Semcom