O sucateamento das unidades de saúde foi exposto durante a pandemia de Covid-19 e os indicadores da segurança pública estão entre os piores do país
Violência e o péssimo atendimento nas unidades de saúde foram as principais reclamações recebidas pelo candidato ao Governo do Amazonas pela coligação “Em defesa da vida” (MDB/PSD e a federação PT/PCdoB e PV), senador Eduardo Braga (MDB), que realizou caminhada com moradores da terceira etapa do bairro São José, zona Leste de Manaus, nesta quinta-feira (18/08).
Acompanhado de lideranças comunitárias, Eduardo foi recebido por dezenas de moradores na avenida J, cumprimentou comunitários e comerciantes na feira do bairro. “As pessoas estão abandonadas há mais de três anos pelo governo do estado. Falta tudo por aqui, mas com fé e esperança vamos garantir dignidade aos moradores do São José”, assegurou o candidato.
O senador lembrou que uma de suas propostas de campanha é a construção de um hospital e pronto-socorro na zona Leste para dar vazão a imensa demanda da região mais populosa de Manaus e lamentou o fato do governo do Amazonas ter arrecadado, no período de janeiro de 2019 a julho deste ano, cerca de R$ 85 bilhões e continuar com indicadores tão ruins para a população.
Manaus ocupa o primeiro lugar na região Norte e o terceiro no Brasil em mortes violentas, perde apenas para Macapá e Salvador. O número de homicídios equivale a uma guerra urbana, são 1.200 pessoas mortas por ano. O Amazonas ocupa o primeiro lugar em ocorrências de câncer de colo de útero e lidera os estados em casos de tuberculose.
Investimentos
A zona Leste foi uma das regiões que mais concentrou investimentos no governo Eduardo Braga (2003 a março de 2010) nas áreas da saúde, educação, infraestrutura, esporte e assistência social. Os principais exemplos foram as construções do hospital e pronto-socorro Platão Araújo, SPAs e Policlínicas Zeno Lenzini e Antônio Aleixo, além da implantação da Farmácia Popular do São José.
Também reformou e equipou a maternidade Ana Braga, criou o Banco de Leite da unidade, ampliou o hospital Geraldo da Rocha, implantou o Centro de Reabilitação para hansenianos da Colônia Antônio Aleixo e a marternidade, SPA e hospital Chapot Prevost. A reforma e ampliação do Hospital João Lúcio assim como obras de melhoramento no hospital infantil Joãozinho foram executadas durante o governo de Eduardo Braga.
Na área da assistência social, implantou o programa Jovem Cidadão em 31 escolas estaduais e criou o projeto Prato Cidadão dos bairros São José e Jorge Teixeira, com alimentação a R$ 1. Outro investimento importante do governo foi a construção do Programa Águas para Manaus (Proama), que garantiu o fornecimento de água tratada para mais de 500 mil famílias das zonas Leste e Norte de Manaus. “Ninguém acreditava que o Proama seria feito, mas fomos lá e fizemos. Hoje as pessoas têm água potável 24 horas nas suas casas”, destacou o candidato do MDB.
Na área habitacional, o governo Braga construiu o residencial Cidadão II e entregou casas para 73 famílias e o Lar dos Hansenianos, no bairro Colônia Antônio Aleixo, com 40 moradias. Na educação, entregou o Centro de Educação de Tempo Integral “Elisa Bessa Freire”, no bairro Jorge Teixeira, e implantou o programa Bom de Bola.
Deixar um comentário