Meta é ter 20% do faturamento oriundo dessa categoria de produtos. Grupo já detém de 60% a 85% de share com produtos da linha Animativ
O Grupo Tapajós, líder do mercado farmacêutico no Norte do país, colhe os frutos da aposta nas marcas próprias. Com mais de 30 produtos e duas linhas exclusivas, a companhia projeta agora ampliar o ritmo de lançamentos do gênero. A meta é que esse segmento represente 20% do faturamento total, hoje superior a R$ 1,1 bilhão.
No ano passado, a marca própria registrou receita de R$ 21 milhões. O carro-chefe dessa operação é a marca de multivitamínicos Animativ, com cerca de 20 itens no portfólio e disponível nas 125 lojas das bandeiras FarmaBem, Flexfarma e Santo Remédio.
Os três campeões na preferência dos clientes garantem à companhia um expressivo market share na comparação com produtos similares. A vitamina ‘A a Z’ responde por 85% das vendas dessa categoria nos quatro estados onde o Grupo Tapajós atua – Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima. A participação com a vitamina C é de 60%. O Ômega 3 representa 86% do volume comercializado na região.
A Voiké, por sua vez, chegou às prateleiras das farmácias em setembro do ano passado, inicialmente apenas com fraldas infantis e para o público adulto. Ambos os produtos estão no top 5 de vendas da categoria. Hoje, a linha abrange artigos de primeiros-socorros, soro fisiológico, água boricada, água oxigenada e antisséptico para limpeza de ferimentos, além de lenços de limpeza infantis e uma família geriátrica, composta por fraldas e lenços umedecidos.
Para Fernando Ferreira, diretor comercial, de marketing e consumer experience do Grupo Tapajós, as marcas próprias atendem à estratégia do grupo de fidelizar mais consumidores por meio de itens de alto valor agregado, mas sem abrir mão de custos mais econômicos. “Identificamos uma demanda reprimida na região, ao mesmo tempo em que democratizamos o acesso e aprimoramos a jornada de compra com maior fluxo nos PDVs”, avalia.
Até o próximo ano, a expectativa é implementar mais duas marcas. Uma delas será especializada em beleza, perfumaria e maquiagem, enquanto a outra terá alimentos como foco. “Serão importantes laboratórios para ampliarmos a atuação em outros mercados”, finaliza.
Sobre o Grupo Tapajós
Líder no mercado farmacêutico na Região Norte do país, o Grupo Tapajós atua no setor de distribuição, com seis centros instalados nas cidades de Manaus, Belém, Porto Velho e Boa Vista. No varejo, mantém as redes de drogarias Santo Remédio, Flexfarma e FarmaBem. São mais de 125 lojas com produtos e serviços exclusivos, como salas clínicas e espaços dedicados à beleza, a dermocosméticos e os segmentos pet e fitness. Além disso, oferece os programas de fidelidade Mais Descontos e o Clube+, com mais de 900 mil clientes cadastrados.
Foto: divulgação
Fonte: Repercussão Comunicação Marketing
Deixar um comentário