José Ricardo Wendling tem histórico extenso e muito positivo para contar, sobretudo quando o assunto é Zona Franca de Manaus (ZFM). Desde muito jovem, começou a trabalhar no “chão de fábrica”, nas empresas do Distrito Industrial. Depois, formou-se em Economia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e atuou como consultor econômico para empresas do Polo Industrial por mais de 20 anos. Ajudou em projetos de implantação, ampliação e diversificação para centenas de empresas que se instalaram no polo.

Sua formação em Direito também lhe acrescenta qualificações para estudar e conhecer todos os aspectos jurídicos do modelo.

Por mais de 17 anos de vida parlamentar, sempre defendeu a Zona Franca de Manaus e seus incentivos fiscais, que estão previstos na Constituição Federal até 2073. E justifica: “O Amazonas não tem nenhum outro segmento produtivo que possa gerar tantos empregos e arrecadação pública, além de contribuir com a preservação ambiental e o desenvolvimento do Estado e da região”.

Como deputado federal, nesses últimos quatro anos, lutou incansavelmente para a manutenção dos incentivos da Zona Franca, frente aos inúmeros ataques sofridos pelo atual Governo Federal. Foram dez Projetos de Decretos Legislativos (PDLs) para suspender Decretos Presidenciais que prejudicavam as empresas aqui instaladas; apresentou Proposta de Emenda à Constituição (PEC) referente à Reforma Tributária, para garantir a manutenção da ZFM; e ingressou com representações na Assembleia Legislativa do Estado, Ministério Público Federal e Conselho Federal da OAB contra a diminuição do IPI em todo o país.

É membro suplente da Comissão Especial da PEC da Reforma Tributária para defender a Zona Franca; como também lutou junto com a Bancada do Amazonas, em todas as ações propostas nessa causa.

Recentemente, fez parte do Grupo de Trabalho (GT) “Desenvolvimento Regional”, da Transição do Governo Lula, por onde realizou reuniões técnicas locais com alguns segmentos envolvidos na política econômica e no modelo Zona Franca, como economistas, empresários e trabalhadores, fazendo levantamentos de como está a situação atual da Suframa, bem como seus desafios. Esteve ainda trabalhando junto com o GT de Indústria e Comércio Exterior, para repassar todo o diagnóstico regional à equipe da futura gestão federal.

José Ricardo é um amazônida que conhece como ninguém a importância da Zona Franca de Manaus para a economia do Amazonas e do Brasil e sabe defendê-la como poucos, razão pela qual acreditamos que está apto a contribuir de forma exitosa como superintendente da Zona Franca de Manaus (Suframa), ao lado de Lula, com o foco na geração de empregos e no desenvolvimento da região.