Quem acha que o Toyota Corolla é o carro do Tioz vai mudar de ideia depois de conhecer o recém-apresentado Corolla GR, o “hot hatch” preparado pela divisão esportiva Gazoo Racing. Além disso, ele deve vir para o Brasil.

Começando pelo look inspirado nos carros de rally e com uma pegada esportiva para lutar com veteranos deste segmento, o Subaru WRX e o VW Golf R.

Toyota Corolla GR tem visual inspirado em carros de rali — Foto: Divulgação
Esqueça o motor 2.0 aspirado do sedã vendido aqui – a preparação não é apenas estética, como em muitos pseudoesportivos. O Corolla GR é equipado com um 1.6 de três cilindros que entrega 300 cv de potência e 37,7 kgfm de torque. O propulsor está ligado a um câmbio manual de seis marchas e sistema de tração integral.

Para ficar mais leve, o modelo recebeu peças de alumínio, como capô e painéis de porta. No total, o hatch pesa 1.474 kg, pouco mais de 80 kg a mais em relação ao sedã. Além disso, o GR é montado em uma versão reforçada da plataforma TNGA-C, com mais pontos de soldagem – o que aumenta a rigidez corporal.

A suspensão também foi melhorada para melhorar o desempenho do veículo em curvas em qualquer tipo de piso e aumentar a estabilidade.

Para parar o foguete, há discos de freio ventilados e perfurados e pinças de alumínio com quatro pistões na frente, bem como discos ventilados e pinças de dois pistões atrás. As rodas de 18 polegadas com calçadas de tinta preta brilhante nos pneus Michelin Pilot Sports 4 dão o toque final.

Movendo-se para dentro, a cabine traz quadro de instrumento digital de 12,3″ que inclui tacômetro e informa a pressão turbo, a engrenagem sendo usada e o modo de tração. Com tela de 8″, a central multimídia oferece navegação e assistente inteligente, acionado pelo comando “Ei, Toyota”.

Os bancos esportivos são de tecido e têm costura prateada contrastante e o logotipo GR nos encostos das cabeças. O volante é coberto de couro, e os pedais são feitos de alumínio.

Painel digital com tela de 12,3″ tem tacômetro e mostra a pressão do turbo — Foto: Divulgação

Para marcar o lançamento do Corolla GR, a Toyota criou uma versão mais equipada chamada Circuit Edition, que tem como diferenciais um capô abaulado com entradas de ar funcionais, teto de fibra de carbono, uma grande asa traseira e pinças de freio pintadas de vermelho.

Mesmo com toda a sua agressividade, o Corolla GR é bastante completo quando se trata de segurança. O hatch lista itens como sistema de pré-colisão com detecção de pedestres, assistente de saída de faixa com correção de trajetória, controle de cruzeiro, feixe alto automático, monitoramento de ponto cego, alerta de tráfego cruzado e controle de saída de rampa.

Hot hatch será vendido no Brasil a partir do primeiro trimestre de 2023 — Foto: Divulgação

No mês passado, a Toyota confirmou que o Corolla GR será vendido no Brasil em 2023. Os japoneses trarão uma unidade para analisar o interesse dos clientes ainda este ano.

Estima-se que o hatch picante chegue aqui custando de R$ 230 mil a R$ 250 mil – tudo vai depender do dólar no próximo ano. Apesar de salgado, ele ainda deve ser mais barato que o Subaru WRX STi, que sai a partir de R$ 308.900.

 

 

Fonte: Rede Brasil