O projeto Formação em 5 é uma iniciativa da multiartista, gestora e produtora cultural Francis Baiardi, tem como objetivo proporcionar a crianças e pré-adolescentes das Zona da cidade de Manaus, de três escolas públicas do município de Manaus, sendo elas: CIME Dra. Viviane Estrela Marques Rodella/Zona Norte; Escola Municipal Thales Silvestres/Zona Sul; Escola Municipal Armando de Souza Mendes/Zona Leste um conhecimento das diferentes danças oferecidas, através de cinco oficinas nomeadas: Dança -Educação (Mara Pacheco), Hip Hop (Lucas Rocha), Balé Clássico, (Rosana Baré), Capoeira (Samantha Silva), Improvisação em dança (Francis Baiardi) e uma mesa de conversa com o tema Dança na Escola.

 

A proponente percebe a necessidade de ampliação de conhecimento na cidade, bem como nas Escolas Públicas Municipais de Ensino de Manaus a respeito dos temas das oficinas propostas neste projeto, portanto, pretende-se com o mesmo proporcionar o desenvolvimento da dança, criando espaços para as novas gerações conhecerem formas de mover, embasadas nas pesquisas individuais de cada oficineiro.

Com o compromisso de oferecer aulas de dança durante três meses, com 2 (duas) horas aula/dia (terças e quintas-feiras), com o intuito de trazer crianças e pré-adolescentes para a conhecer e experiênciar a Dança, uma linguagem da arte respeitada, de estudo e de discussão. Uma área que contribui para o sujeito ter uma melhor compreensão do seu corpo e da sociedade envolvente/mundo.

A primeira escola onde iniciou o projeto é o CIME Dra. Viviane Estrela Marques Rodella/Zona Norte, sob gestão do professor Anderson Gamarro. As oficinas estão acontecendo em dois períodos e estão tendo uma receptividade incrível dos seus alunos e professores. No mês de junho o projeto segue para a segunda escola será Escola Municipal Armando de Souza Mendes/Zona Lestel, depois seguirá para a Escola Municipal Thales Silvestres/Zona Sul.

Este projeto foi contemplado pelo Programa Manaus Faz Cultura 2022, da Prefeitura de Manaus, e atende ao programa de Cultura Itinerante do Município. Realização: Avá Produção Cultural

Fonte: Francis baiardi