Rio de Janeiro (RJ) e Penedo (AL) são as cidades escolhidas para representar o Brasil nas categorias “Literatura” e “Cinema”, respectivamente, e vão participar da seleção para compor a Rede de Cidades Criativas da Unesco. A escolha dos dois municípios ocorreu nesta quinta-feira (22/6), após reunião de comitê formado por técnicos dos ministérios do Turismo, da Cultura e da Comissão Nacional para a UNESCO no Brasil.

Agora, as duas cidades passarão pela apreciação da Unesco para concorrer aos títulos de Cidade Criativa da Literatura (Rio de Janeiro) e Cidade Criativa do Cinema (Penedo) em um seleto grupo mundial que evidencia os destinos como especialistas em suas categorias, ampliando a visibilidade do turismo brasileiro na comunidade internacional.

A Rede de Cidades Criativas da Unesco tem por objetivo favorecer a cooperação entre cidades que consideram a criatividade como um fator estratégico para o desenvolvimento sustentável, em seus aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais. As cidades que aderem à Rede comprometem-se a compartilhar boas práticas e a desenvolver parcerias para promover as indústrias da cultura e da criatividade no âmbito de seus planos de desenvolvimento urbano.

A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, destacou a importância da promoção da criatividade para o desenvolvimento do setor. “O Brasil é o terceiro país com mais cidades criativas na Rede, tendo 12 municípios já agraciados com o título e ficando atrás apenas da China e da Itália. Estamos orgulhosos de tantas candidaturas que chegaram aos nossos técnicos e parabenizamos a todos, em especial às duas cidades selecionadas, pelo empenho em mostrar o potencial criativo do nosso país”, comemorou.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO — A missão do comitê de seleção era indicar duas cidades brasileiras de duas categorias diferentes das sete que já existem na Rede (artesanato e artes populares; cinema; design; gastronomia; literatura; artes midiáticas / comunicação e mídia; e música). A partir daí, os municípios deveriam ser escolhidos a partir da avaliação de critérios estabelecidos pela Unesco, como alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); história e o patrimônio da cidade; sinergia com outras áreas criativas; viabilidade financeira; capacidade do município em contribuir e engajar-se com a Rede; e engajamento de autoridades municipais na candidatura.

Ainda foram observadas a qualidade da apresentação em língua inglesa e o material de divulgação, como fotos e páginas eletrônicas. Além disso, os técnicos levaram em conta a avaliação da Unesco, que aplica critérios de equilíbrio regional e temáticos na seleção das cidades, de modo a privilegiar áreas geográficas e especialidades criativas com menor representação na rede.

A complexidade na escolha das selecionadas foi ressaltada pelos representantes das pastas envolvidas, frente à qualidade das candidaturas apresentadas. O comitê também louvou a quantidade dos dossiês enviados por cidades de diferentes categorias do Mapa do Turismo (grande, médio e pequeno porte).

REDE DA UNESCO — A última seleção realizada pelo Brasil para participar das Cidades Criativas da Unesco aconteceu em 2021, quando foram escolhidas as cidades de Campina Grande (PB) e Recife (PE) para participar do concurso. Os dois municípios foram reconhecidos como Cidades Criativas de Artes Midiáticas e da Música, respectivamente.

Além delas, outras dez compõem o seleto grupo no Brasil: Belém (PA), Florianópolis (SC), Paraty (RJ) e Belo Horizonte (MG), na categoria de Gastronomia; Brasília (DF), Curitiba (PR) e Fortaleza (CE), na categoria de Design; Salvador (BA), em Música; Santos (SP), no Cinema; e João Pessoa (PB), como Cidade Criativa do Artesanato e Artes Populares.

REDE BRASILEIRA — Inspirado pela Unesco, o Ministério do Turismo e o Ministério da Cultura vão implantar a Rede Brasileira de Cidades Criativas (RBCC), com o objetivo de apoiar e incentivar a adoção de ações locais e territoriais que reúnam governos municipais, empreendimentos desses setores e agentes criativos para gerar oportunidades de negócios, emprego, trabalho e renda.

A ação vai dar visibilidade aos destinos, utilizando o diferencial competitivo de segmentos como gastronomia, música, artesanato, entre outras atividades. Também está prevista a criação de um hub digital que vai permitir a inserção de dados e informações sobre as cidades da rede. A expectativa é que o primeiro edital de candidatas à iniciativa saia em 2023.

 

Fonte: gov.br