O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, anunciou nesta quarta-feira (30) a criação de uma ampla articulação com diversas instituições para financiar o setor do audiovisual brasileiro. Durante participação no seminário “BNDES do Audiovisual Brasileiro”, no Rio de Janeiro, Mercadante disse que  planeja conversar com federações de indústria e comércio, estatais, bancos e universidades para montar estratégias de fomento ao setor audiovisual.

O banco de fomento também pretende fazer sua parte. “Queremos colocar no crédito para o audiovisual meio bilhão de reais, o mais rápido possível, para começarmos a refinanciar o cinema”, afirmou Aloizio Mercadante. O seminário “BNDES do Audiovisual Brasileiro” reuniu autoridades, especialistas e profissionais para refletir, discutir e propor ações para o setor audiovisual a partir de uma estratégia de desenvolvimento nacional. Assista:

Durante sua manifestação, Mercadante sugeriu que as empresas do setor, sobretudo as de pequeno porte, formem cooperativas. “A fragilidade das produtoras que estão começando dificulta o financiamento. Pensem na possibilidade de montar cooperativas que compartilhem, pelo menos no início, os equipamentos mais sofisticados e a infraestrutura física. Juntas as pequenas produtoras têm força”, depois podem virar grandes”, afirmou.

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, destacou no evento que o Governo Federal está “voltado a colocar o audiovisual brasileiro a todo vapor no que diz respeito à sua produção, visando o desenvolvimento econômico que reconhecidamente existe no setor”. “É imensurável o prejuízo que temos com a falta de compreensão do potencial econômico e transformador do setor. A perseguição imposta prejudicou diretores, produtores, artistas e consequentemente todas as áreas técnicas”, disse Menezes.

 

Fonte: Brasil 247