O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, divulgou na tarde deste domingo (14/1), na Cidade da Guatemala, declaração conjunta em apoio ao presidente eleito da Guatemala, Bernardo Arévalo, e sua vice-presidente eleita, Karin Herrera.
A pedido do presidente Luiz Inácio Lula da SIlva, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, representa o Brasil na cerimônia de posse, que ainda não se realizou, por atraso nos procedimentos no Congresso da República da Guatemala.
“Acabo de participar, junto com presidentes, chanceleres, representantes de países latino-americanos e europeus e o secretário-geral da OEA, Luis Almagro, de ato em apoio à efetivação da posse de Bernardo Arévalo como presidente da Guatemala, após a realização de uma eleição justa, livre e transparente, acompanhada por observadores internacionais e refletindo a livre manifestação de vontade do povo guatemalteco. A democracia mostrou sua força na Guatemala, e o respeito pelo resultado sufragado nas urnas beneficia toda nossa região.”, declarou o vice-presidente brasileiro.
Leia a íntegra da declaração conjunta:
Reunidos na Cidade da Guatemala para a posse presidencial, fazemos um chamado ao Congresso da República a cumprir com seu mandato constitucional de entregar o poder como exige a constituição, no dia de hoje, ao presidente eleito, Bernardo Arévalo, e a sua vice-presidenta, Karin Herrera.
O povo guatemalteco expressou sua vontade democrática em eleições justas, livres e transparentes, avaliadas pela comunidade internacional através de instituições de observação eleitoral. Essa vontade deve ser respeitada.
Em nome de todas as delegações convidadas e representadas em nível de chefes de estado e de governo, vice-presidentes, chanceleres, funcionários de alto nível, secretário-geral da Organização dos Estados Americanos, alto representante da União Europeia, secretário-geral Iberoamericano.
Cidade da Guatemala, 14 de janeiro de 2024
Fonte: gov.br
Deixar um comentário