Na manhã desta sexta-feira (23) ocorreu a solenidade de posse da médica veterinária Dionísia Soares Campos como a nova Superintendente Federal de Agricultura e Pecuária no Estado. O evento, realizado no auditório Senador João Bosco Ramos de Lima, na Escola do Legislativo, foi marcado por discursos enfáticos sobre os desafios e as prioridades da nova gestão.

Em conversa com os jornalistas, a Superintendente Dionísia Soares Campos afirmou que uma das principais prioridades de sua gestão será intensificar o combate à febre aftosa no Amazonas. A superintendente destacou a necessidade urgente de implementar estratégias robustas para controlar e prevenir a disseminação da doença, visando proteger a saúde dos rebanhos e fortalecer a segurança alimentar na região.

“Sem dúvida, é um desafio, me sinto honrada pela confiança do Governo Federal depositada em mim para representar o ministro e as políticas públicas do governo Lula aqui no nosso estado. Nosso desafio é grande, mas nossa motivação para desenvolver o agronegócio, a agricultura familiar e a pecuária no nosso estado também é grande. A gente já inicia com um entrave na nossa produção, que é a necessidade de mobilizar o governo do estado através da sua secretaria de produção e sua agência de defesa agropecuária para podermos juntos tornar o Amazonas um estado livre de febre aftosa sem vacinação. Esse é um desafio que precisamos acompanhar os outros estados da federação para que o comércio não seja comprometido”, declarou a nova superintendente federal de Agricultura e Pecuária.

Para o senador Omar Aziz (PSD), o desafio da nova gestão é grande, mas a nova gestora está preparada para enfrentar os gargalos do setor primário no Amazonas. “A posse da nova Superintendente marca um novo momento. Aqui nós já tivemos um problema muito grande com aftosa, que é uma das prerrogativas para trabalhar em conjunto com o governo do estado. É importante dizer que com a participação do governo estadual e federal em conjunto, nós podemos fazer um trabalho que, sustentavelmente, possa produzir riqueza e empregos para pessoas que querem trabalhar nessa área, uma área que é muito difícil aqui na Amazônia”, destacou o senador.

O deputado estadual Sinésio Campos (PT) destacou a qualificação da nova superintendente, e apontou a importância do avanço das políticas públicas de apoio ao setor primário. “Ela é uma médica veterinária com mestrado, zootecnista, conhece a matéria, e tenho certeza que ela fará um bom trabalho. Sou técnico agropecuário, conheço bem essa matéria, e sei que existem muitos desafios, dentre eles a indústria de fertilizantes, que precisa de apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Precisamos também exportar produtos nossos, para agregar valor, gerar emprego e renda nos municípios do nosso estado. O Amazonas não pode ter somente como único modelo de desenvolvimento a Zona Franca de Manaus.”, afirmou Sinésio Campos.

 

A mesa da solenidade de posse da superintendente Dionísia Soares Campos foi composta pelo deputado estadual Sinésio Campos (PT), pelo senador Omar Aziz (PSD), pelo deputado Federal Sidney Leite (PSD), pelo Superintendente Federal Substituto do Ministério da Agricultura e Pecuária no Amazonas, Vinicius Picanço Lopes, pela presidente da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), Michele Macedo Bessa, pela Defensora Pública Estadual Maria Fátima Loureiro, pelo Secretário Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal de Manaus (SEMACC), Wanderson Silva da Costa, pelo Secretário Executivo Adjunto de Política Agrícola, Pecuária e Florestal do Amazonas, Airton Schneider, pelo Diretor Executivo de Gestão de Pessoas da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), Lenildo Dias de Moraes, pelo presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonas (FAEA), Munir Lourenço Silva Júnior e pela Presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares do Amazonas (FETAGRI), Edjane Rodrigues.