O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate a à Fome, Wellington Dias, participou, nesta sexta-feira (08.03), da inauguração da Casa da Mulher Brasileira, em Teresina (PI). A obra recebeu investimento de R$ 5,4 milhões, em uma ação articulada do Governo Federal com a prefeitura de Teresina. Também há parcerias com o governo do estado, Ministério Público, Tribunal de Justiça e Defensoria Pública.

A Casa da Mulher Brasileira integra serviços para o atendimento humanizado a mulheres vítimas de situações de violência. É possível encontrar na estrutura delegacia especializada, juizado e vara especializada, atendimento psicossocial, brinquedoteca, promotoria especializada, central de transportes, alojamento de passagem, entre outros.

Representante do Governo Federal no evento, o ministro Wellington Dias falou sobre a importância do trabalho na unidade para a proteção social. “A Casa da Mulher Brasileira é um ambiente onde as mulheres podem ser atendidas sem qualquer constrangimento. A área social tem lugar de destaque nesse projeto, para que possamos alcançar resultados eficientes. Queremos trabalhar a prevenção e acabar com a violência contra a mulher. Nosso governo quer que mais mulheres ocupem diferentes espaços de poder. Com esse nivelamento se chegam às condições que se quer”, declarou Wellington Dias.

A Casa da Mulher Brasileira é mais uma ação de fortalecimento e valorização dos direitos das mulheres, conforme destacou a primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva, que participou da solenidade de forma remota. “Este é um espaço de integrado de acolhimento para evitar que as mulheres sejam vítimas de violência. Estamos no caminho certo, olhando para as mulheres brasileiras, promovendo a igualdade e combatendo a violência. O que a gente quer é que as mulheres vivam de maneira segura”.

A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, que também participou por teleconferência, ressaltou a importância projeto. “A Casa da mulher brasileira é uma enorme conquista. É uma garantia de que as mulheres confiam nesse instrumento. O que queremos é evitar o feminicídio e, também, promover a igualdade entre homens e mulheres por meio do acesso a diversos programas sociais, como o Minha Casa Minha Vida, que tem a mulher como protagonista”, destacou.

O prefeito de Teresina, dr. Pessoa Leal, lembrou a história de luta das mulheres que, ao longo da história, foram tratadas de forma submissa. Ele reforçou a necessidade de um trabalho eficiente e integrado com todos os entes envolvidos. “Se não trabalharmos integrados não teremos os resultados necessários. É preciso estarmos unidos com o propósito de zelar pelas mulheres”, declarou.

 

 

Assessoria de Comunicação – MDS