Após intensa articulação do deputado Sinésio Campos (PT), o Governo Federal, representado pela ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa, confirmou em Tabatinga a viabilidade da rota Manta-Manaus, prevendo o início de operações até 2026. Este corredor logístico estratégico reduzirá significativamente o tempo de transporte de mercadorias entre o Amazonas e o Oceano Pacífico.
O projeto Manta-Manaus, defendido por Sinésio Campos por mais de uma década, foi selecionado como uma das cinco iniciativas prioritárias pelo Governo Federal, integrando o PAC com um investimento projetado de 10 bilhões de dólares. Esta rota propõe uma alternativa ao canal do Panamá, prometendo reduzir o tempo de transporte de insumos da Ásia para Manaus de até 60 dias para 31-35 dias, melhorando a competitividade do Polo Industrial de Manaus (PIM).
Com o alfandegamento do porto de Tabatinga e melhorias na infraestrutura local, a rota não só dinamizará a economia regional, mas também fortalecerá a integração nacional e o combate ao crime organizado. As autoridades federais garantiram um esforço conjunto para viabilizar a infraestrutura necessária em Tabatinga, assegurando o sucesso e a funcionalidade do projeto.
A implementação do eixo Manta-Manaus representa um marco no desenvolvimento logístico e econômico do Amazonas, potencializando o comércio exterior e contribuindo para uma nova era de prosperidade e integração regional.
Fonte: Amazonas Notícias
Deixar um comentário