Ouro em dose tripla, joias no tatame. Foi desta maneira que, durante a Copa Kaizen de Judô realizada no último sábado (18/05), no ginásio da Assembleia Legislativa do Amazonas, a Associação Barbosa de Lutas Esportivas (ABLE), apresentou a nova – e vitoriosa – geração da modalidade.
A líder da equipe ABLE, Rafaela Barbosa, destacou o crescimento de três atletas da classe Sub-13 Masculino: João Henrique Vidal (categoria – 50 kg, quinto colocado no Brasileiro Regional 2024, em Teresina), Júlio César de Souza (categoria – 34 kg, vice-campeão no Brasileiro Regional) e Antônio Kennedy Barbosa (categoria – 47 kg, vice-campeão no Brasileiro Regional 2024). Todos eles conquistaram a medalha de ouro em suas categorias na Copa Kaizen.
“O futuro do judô amazonense passa por aqui pela Associação Barbosa. Esses três atletas tiveram um bom desempenho do Campeonato Brasileiro Regional e na Copa Kaizen mostraram também o seu valor ao arrastarem tudo em suas categorias”, disse a professora, faixa preta de judô e advogada.
A ABLE é um projeto que junta o social com o alto rendimento. A fama nacional foi conquistada pelos irmãos Rayfan, Rafael e Rafaela, medalhistas em competições nacionais e internacionais, da classe escolar até o sênior. O idealizador do projeto, Antônio Barbosa, esteve no ginásio da ALEAM e também falou sobre o futuro da academia, que tem base na Cachoerinha, Zona Sul de Manaus.
“A ABLE é a única academia que até hoje conseguiu ter atletas bicampeões brasileiros na classe Sênior e uma vice-campeã no Europeu. O sonho continua com essa base, que é o colocar o judô do Amazonas num lugar onde ele nunca deveria ter saído, e nós estamos voltando para ele”, disse Barbosa.
*Texto e fotos*: Emanuel Mendes Siqueira
Deixar um comentário