O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) publicou, nesta terça-feira (30.04), a Portaria n° 982, que prorroga até o dia 5 de maio o prazo para os municípios manifestarem formalmente o interesse em participar da Estratégia Alimenta Cidades. A iniciativa visa ampliar a produção, o acesso, a disponibilidade e o consumo de alimentos adequados e saudáveis junto a populações em situação de vulnerabilidade e risco social.

Lançada em março, pelo MDS, a ação prevê apoio institucional e técnico para a estruturação, implementação, monitoramento e avaliação de ações, conforme estabelecido pelo Decreto nº 11.822, de 2023, que instituiu a Estratégia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional nas Cidades – Alimenta Cidades.

A estratégia Alimenta Cidades é coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do (Sesan) do MDS. A ação conta com a parceria colaborativa do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e do Ministério das Cidades (MCID), no âmbito da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan).

É nas cidades onde cada vez mais pessoas vivem, comem e trabalham. No Brasil, 85% da população vive nas cidades. Em nível mundial, cerca de 80% de todos os alimentos produzidos são consumidos em áreas urbanas.

A urbanização gera desafios sem precedentes para garantir que as pessoas que moram nas cidades tenham acesso permanente e regular a alimentos seguros, saudáveis, nutritivos, adequados e baseados em práticas produtivas sustentáveis que preserve os recursos naturais e a biodiversidade do planeta.

A Estratégia Alimenta Cidades é um chamado do Governo Federal para atuar junto com as cidades brasileiras na adoção de ações e programas que possibilitem o acesso, a oferta e a disponibilidade de alimentos saudáveis para a população mais vulnerabilizada.

Eixos do Alimenta nas Cidades:

.

Assessoria de Comunicação – MDS

 

 

Fonte: gov.br