O ODS 5 é um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma das metas globais que devem guiar políticas públicas e ações nos países até 2030.
Seguindo diretriz pedagógica da gestão da conselheira-presidente do TCE-AM, Yara Amazônia Lins, o treinamento foi realizado na Escola de Contas Públicas do TCE-AM em parceria com a Rede Integrar, formada por representantes dos tribunais de contas do Brasil, Instituto Rui Barbosa e Atricon (Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil).
A professora Lúcia Guimarães, auditora aposentada do TCU (Tribunal de Contas da União), foi quem coordenou as atividades do grupo de auditoras.
De acordo com a auditora Ana Cláudia Cirino, a “Auditoria Operacional para a avaliação da ODS 5” é uma das 20 ações escolhidas pelo TCE-AM do Plano Anual de Trabalho da Rede Integrar 2024, que contém as ações para aperfeiçoamento do controle externo.
As auditoras do TCE/AM identificaram que devido a ausência de políticas públicas específicas, a indicação de mulheres para cargos de liderança poderá não ocorrer de forma contínua, formal e baseada no mérito.
Deixar um comentário