O deputado Sinésio Campos informou na manhã desta terça-feira (11), que o relatório final do grupo de trabalho do Ministério dos Transportes concluiu que a pavimentação da BR-319 é tecnicamente viável e ambientalmente sustentável. Essa informação foi publicada no jornal Valor Econômico na última terça-feira (11/06). Sinésio destacou que o documento, a ser apresentado em Brasília, demonstra a importância da obra para conectar Manaus a Porto Velho, eliminando o isolamento terrestre do Amazonas com o restante do Brasil, com um investimento estimado em R$ 2 bilhões.

De acordo com o Valor Econômico, o relatório sugere várias medidas para garantir a preservação ambiental, um dos principais pontos de controvérsia do projeto. Entre as soluções estão o cercamento de 500 quilômetros do “trecho do meio” da rodovia, o monitoramento da via e a instalação de 172 passagens de fauna para permitir a travessia segura dos animais.

O deputado Sinésio Campos ressaltou que a pavimentação da BR-319 é chave para o Amazonas. Com cerca de 918 quilômetros de extensão, a rodovia é fundamental para ligar Manaus a Porto Velho e outras regiões do país. No entanto, grande parte, especialmente o trecho central, ainda não é pavimentada.

O relatório será apresentado na Casa Civil, onde os próximos passos do projeto serão definidos. Os estudos para a pavimentação foram incluídos no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e um acordo de cooperação técnica é esperado entre várias entidades, como Ibama, ICMBio, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, conforme o secretário de Sustentabilidade do Ministério dos Transportes, Cloves Benevides.

Além da pavimentação da BR-319, o Governo do Amazonas apresentou ao Governo Federal outras demandas prioritárias, incluindo a modernização de aeródromos no interior e a revitalização do Porto de Manaus.

 

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