Palestras, exibição de filmes e distribuição de plantas medicinais e frutíferas fazem parte dos três dias de evento

Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado neste 5 de junho, a Câmara Municipal de Manaus (CMM) promove, de hoje até a próxima sexta-feira (07/06), a 5ª Semana do Meio Ambiente. O objetivo é sensibilizar a população sobre a importância de atitudes voltadas para um ambiente sustentável e uma gestão inteligente dos resíduos produzidos no ambiente de trabalho e em casa.

O presidente da CMM, vereador Caio André (União Brasil), usou a tribuna do Plenário Adriano Jorge, nesta manhã, para anunciar a abertura da programação da 5ª Semana do Meio Ambiente no Parlamento Municipal. Para Caio André, o momento é de atenção à preservação do meio ambiente.

“Essa ação é mais do que importante, haja vista todo o cenário que estamos passando com enchentes no Rio Grande do Sul, uma possível estiagem severa que se aproxima, uma grande cheia que tivemos há alguns anos, a maior seca da história do nosso estado que passamos no ano passado, por exemplo”, destacou Caio André.

“Essa é uma matéria que diz respeito a todos nós, e por isso teremos uma semana repleta com ações de conscientização para a preservação do meio ambiente aqui na CMM”, acrescentou o parlamentar.

Com o tema “Acelerar a restauração da terra, a resiliência à seca e o progresso da desertificação”, a 5ª Semana do Meio Ambiente, nos três dias de evento, conta com palestras como a do Dr. Thiago Flores, que traz o tema “A resiliência climática na Amazônia: do global ao local.

A programação ainda conta com distribuição de mudas e sementes, exibição de filmes educativos, coleta de resíduos eletrônicos, apresentações artísticas do grupo “Garis da Alegria”, entre outras ações.

“A relevância desse tema é urgente, por tudo que vem afetando o mundo inteiro nos últimos anos, com os eventos climáticos. Esse evento tem o papel de conscientizar a população dessa necessidade de se reintegrar à natureza. Para isso precisamos da colaboração de todos”, destacou Silvio Rodrigues, coordenador da Gestão Integrada da CMM.

Silvio, que é doutor em História e especialista em Mudanças Socioambientais, faz o alerta para a urgência da mudança de comportamento da população em relação ao trato com o meio ambiente.

“A ideia é restaurar o que já perdemos. Precisamos garantir a nossa manutenção aqui, para isso é necessário haver condições climáticas para sobrevivermos”, finalizou Silvio Rodrigues.

 

 

*Fotos: Sidney Mendonça: Dicom/CMM*