“Jesus olhou para ele e o amou. “Falta-lhe uma coisa”, disse ele. “Vá, venda tudo o que você possui e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois, venha e siga-me”. Diante disso ele ficou abatido e afastou-se triste, porque tinha muitas riquezas”. Marcos 10:21,22.

Um jovem rico perguntou a Jesus o que precisava fazer para obter a vida eterna. Jesus, com amor, convidou aquele jovem a vender tudo o que tinha e a segui-Lo. Esta lição nos incentiva a aprender com o Salvador o que Ele deseja que façamos para segui-Lo melhor.

O acumular egoísta de bens materiais é uma indicação de que a vida já não é considerada do ponto de vista da eternidade. O egoísta e cobiçoso já não centraliza em Deus o seu alvo e a sua realização, mas, sim, em si mesmo e nas suas possessões.

Quase sempre, os ricos vivem como se não precisassem de Deus. Devido à influência demoníaca associada à riqueza, a ambição e a busca por ela frequentemente escravizam as pessoas, sufocando-as e cegando-as espiritualmente, a ponto de considerarem normal explorar os pobres.

“É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus.” Marcos 10:25.

Apesar de religioso, o jovem rico não percebeu que a confiança na riqueza pode impedir uma pessoa de entrar no reino de Deus.

“Diante disso ele ficou abatido e afastou-se triste, porque tinha muitas riquezas. Jesus olhou ao redor e disse aos seus discípulos: “Como é difícil aos ricos entrar no Reino de Deus! ” Marcos 10:22,23

Para o cristão, as verdadeiras riquezas consistem na fé e no amor que se expressam na abnegação e em seguir fielmente a Jesus.

“Por isso, tendo o que comer e com que vestir-nos, estejamos com isso satisfeitos. Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição, pois o amor ao dinheiro é raiz de todos os males”. 1 Timóteo 6:8-10

 

Tom Claro