Equipe da secretaria falou com funcionários sobre o perigo de incêndio e como proceder diante de infrações do tipo

A preservação ambiental, os cuidados com os recursos naturais e o desenvolvimento sustentável aprende-se na prática, com ações no dia a dia, e também em palestras. Nesta quinta-feira (13/06), a Tumpex, empresa amazonense responsável por parte da coleta de resíduos em Manaus, reuniu sua equipe para dar dicas importantes de como cuidar da natureza. “Essa é uma preocupação constante nossa. E sempre estamos orientando o grupo, dizendo como agir e de que forma intensificar a preservação”, informou Marcus Melo, gerente Administrativo da Tumpex.

À tarde, no pátio da empresa, localizada na avenida Torquato Tapajós, Flores, funcionários que atuam, diretamente, na limpeza da cidade pararam para ouvir a palestra sob o tema “Cuidados com o meio ambiente e prevenção contra as queimadas”. O assunto foi abordado por Raimundo Gomes de Araújo, chefe de Divisão de Educação Ambiental do Departamento de Mudanças Climáticas e Áreas Protegidas (DMCAP) da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).

Para uma plateia atenta, Araújo iniciou a abordagem distribuindo ventarolas contendo frases de alerta sobre os riscos provocados pelas queimadas. Entre eles estão a poluição atmosférica; o aumento da temperatura, as chamadas ilhas de calor; incêndios; acidentes nas estradas; doenças respiratórias; danos à rede elétrica e a materiais de um modo geral.

“A primeira coisa que devemos fazer, em nossas casas, é manter o terreno limpo, sem a necessidade de queimar resíduos ou a vegetação. Também é de extrema importância acondicionar corretamente o lixo para quando o serviço de coleta passar em nossa rua”, explicou Araújo. Na sequência, com o apoio da líder de equipe e educadora ambiental da Tumpex Theulyane da Silva Cruz, Araújo deu início a uma roda de conversa com funcionários da empresa. Como o ano de 2024, segundo estudo de especialistas, baterá recorde no que diz respeito à seca, as queimadas voltaram a ser o assunto do momento. Segundo Araújo, quando um incêndio acontece, por exemplo, em terrenos baldios, se o infrator queimou intencionalmente e alguém registrou com fotos ou vídeos a infração, a pessoa responderá pelo crime. Os proprietários do imóvel também serão responsabilizados, visto que compete a eles manter os locais limpos e preservados.

Em Manaus, quem fiscaliza terrenos e imóveis abandonados, sem manutenção e limpeza ou sem muros ou cercas é o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), com base na Lei 003/2014 Art. 41, inciso IV. De acordo com Araújo, denúncias podem ser enviadas para o e-mail do órgão (implurb.ascom@gmail.com.

“Também temos que ficar atentos quando a queimada acontecer em áreas verdes ou áreas de preservação, bem como incêndio em resíduos nos quintais de residências. Nestes casos, devemos denunciar a infração à SemmasClima, no telefone 98842-2161”, informa Araújo, destacando que as denúncias também podem ser encaminhadas para o e-mail defis.semmas@gmail.com. “Em caso de incêndio, é importante recorrer aos Bombeiros pelo número 193.”

Trabalho árduo

Theulyane aproveitou para ressaltar a importância do trabalho intenso dos servidores da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp) e da Tumpex. “Diariamente, nossas equipes do setor Ambiental percorrem bairros de Manaus realizando o trabalho de conscientização. Passamos de casa em casa alertando para que evitem queimar materiais como pneus, plásticos, colchões, sofás, entre outros. E também repassamos os contatos para que liguem e marquem o descarte agendado”, explica Theulyane, reforçando que os números são o 3228-7184 ou o WhatsApp 8401-2542.

Ao final do encontro, a equipe da Semmas aproveitou para distribuir mudas de plantas aos funcionários da Tumpex, uma forma de contribuir para o reflorestamento do planeta e a preservação do meio ambiente. “É muito bom quando recebemos esse tipo de explicação e orientação do que devemos fazer e o que temos que evitar. A gente aprende e pode ensinar nossos familiares, amigos e vizinhos”, disse Ricardo Pimenta que é motorista da Tumpex há 4 meses.