O Projeto dos Centro Profissionalizantes Digitais, uma das principais propostas do candidato a vereador Ráiner Figueiredo (PP), tem como objetivo capacitar homens e mulheres desempregados, que possuem idade a partir dos 50 anos, faixa extremamente vulnerável no mercado de trabalho por causa da resistência em contratar pessoas mais velhas. A proposta combate o etarismo estrutural, que é uma forma de discriminação às pessoas idosas, limitando ou negando oportunidades e direitos devido à idade.

A ideia inovadora de Dr. Ráiner contempla a realização de cursos direcionados à área de tecnologia onde as pessoas com mais idade irão aprender do básico até ferramentas mais avançadas a fim de estarem capacitadas para atuar no mercado de trabalho com o mesmo nível dos demais postulantes às vagas de emprego.

Orlando Fonseca Jr é uma das pessoas que sofre com o etarismo. O fotojornalista de 56 anos tem 30 anos de profissão, mas está há uma década sem trabalhar com carteira assinada, fazendo apenas freelancer para sobreviver. Mesmo tendo recebido prêmios estaduais e nacionais, hoje, o fotojornalista perde as oportunidades de trabalho para pessoas mais novas e que, sequer, tem qualificação em fotografia profissional para exercer a função.

O fotojornalista acredita que projetos de capacitação podem ser a alternativa para ajudá-lo assim como os demais amigos a se adequar à nova realidade. “Eu acredito que um centro de capacitação para nos ensinar a lidar e a fazer desse aprendizado uma atividade rentável, é sim uma ótima oportunidade para nós, acima dos 50 anos de idade. Eu gosto muito das redes sociais, mas queria saber como transformá-las em uma fonte de renda. Eu acho que cursos voltados a essa área seriam bem-vindos para pessoas que precisam adequar seu conhecimento às novas formas de comunicação”, disse.

Diversidade

Nos Centros do Futuro, os participantes receberão qualificação profissional em áreas com grande procura de profissionais ligadas ao ramo da tecnologia como inteligência artificial, tecnologia da informação, marketing digital e redes sociais, que tem sido bastante utilizada por empreendimentos comerciais de qualquer porte.

“Os Centros do Futuro promoverão a diversidade geracional, ao mesmo tempo que irá oferecer capacitação, treinamento, lazer e cultura para os idosos, também irá ofertar vagas para os mais jovens. O encontro de gerações será benéfico para a troca de experiências e também para combater de maneira uniforme o desemprego, já que estes dois grupos, o da juventude e o das pessoas de mais idade, são os mais afetados pelo desemprego”, ponderou Dr. Ráiner.