O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) realiza, até quinta-feira (22.08), encontro com gestores estaduais do Programa Bolsa Família, em Brasília (DF), em evento que propõe a capacitação dos profissionais sobre o Sistema de Condicionalidades (Sicon).
A abertura do encontro ocorreu nesta terça-feira (20.08) com participação da diretora do Departamento de Condicionalidades do MDS, Eutalia Barbosa, e da secretária de Renda de Cidadania do MDS, Eliane Aquino.
No evento, a secretária falou sobre o impacto das condicionalidades do Bolsa Família na qualidade de vida dos beneficiários. “Eu costumo dizer que o Bolsa Família é a porta de entrada e que a porta de saída é o acesso a essas outras políticas. Fazemos o acompanhamento com os ministérios da Educação e da Saúde de forma muito comprometida ao programa”, ressaltou.
A Senarc, pasta vinculada ao MDS, coordena o funcionamento do Programa Bolsa Família em abrangência nacional. “Nós precisamos fazer com que não só a insegurança do nosso país diminua, mas a vulnerabilidade do nosso país também. Para isso, o acompanhamento do acesso a esses serviços é fundamental”, prosseguiu Eliane Aquino.
Para a gerente de Transferência de Renda do estado do Piauí (PI), Katiane Gualberto, a capacitação proposta pelo MDS aos gestores impacta na experiência do cidadão ao acessar essas políticas públicas.
“É o momento para tirarmos dúvidas sobre os desafios que enfrentamos na ponta. Nessas horas, nós vemos, também, que estamos todos integrados por um mesmo objetivo, de atender essa população”, declarou a representante da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) do PI.
Qualificação
As capacitações se fazem necessárias tendo em vista a grande demanda apresentada pelas coordenações estaduais e municipais do Bolsa Família para aprimorar o conhecimento das diferentes funcionalidades do Sicon como uma ferramenta de gestão das condicionalidades.
O sistema integra informações do acompanhamento realizado pelas áreas de saúde, educação e assistência social, além de dados das demais famílias inscritas no Cadastro Único, e informações relacionadas ao pagamento de benefícios. Auxilia as equipes na gestão das condicionalidades de forma eficiente no diagnóstico e planejamento das ações.
O encontro segue até a próxima quinta-feira (22.08), em Brasília. Posteriormente, os representantes dos estados que estão participando da capacitação devem compartilhar os conhecimentos da qualificação aos gestores municipais da assistência social de cada unidade da Federação.
Assessoria de Comunicação – MDS
Fonte: gov.br
Deixar um comentário