Morto em 1º de fevereiro deste ano, o ator e jogador de futebol americano Carl Weathers ficou marcado na história do cinema como Apollo Creed e, nos últimos anos, ficou conhecido pelos jovens por conta da série ‘The Mandalorian’, da Disney. Co astro de diversos filmes campeões de bilheteria e coadjuvante de luxo, o Cine Carmen Miranda presta uma homenagem ao artista. O ‘Tributo a Carl Wheaters’ começa nesta quinta (22) com ‘Rocky – Um lutador’, às 19h, e termina no sábado (22), às 17h, com ‘O Predador’. O acesso é gratuito.
O sucesso ‘Rocky – Um lutador’ (1976) ganhou três prêmios Oscar, nas categorias Filme, Diretor e Edição. Na trama, Rocky Balboa, um pequeno boxeador da classe trabalhadora da Filadélfia, é arbitrariamente escolhido para lutar contra o campeão dos pesos pesados, Apollo Creed, quando o adversário do invicto lutador agendado para a luta é ferido. Durante o treinamento com o mal-humorado Mickey Goldmill, Rocky timidamente começa um relacionamento com Adrian, a invisível irmã de Paulie, seu amigo empacotador de carne.
Carl Weathers criticou a atuação de Sylvester Stallone durante seu teste para o filme, que motivou Stallone a escolhê-lo para o papel de Apollo. Quase quarenta anos depois e antes de sua morte, Weathers disse que não poderia estar mais orgulhoso de ter participado do clássico.
Já em ‘O Predador’ (1987), o personagem de Arnold Schwarzenegger, Dutch, é contratado pelo governo dos Estados Unidos para resgatar políticos presos na Guatemala. Mas quando ele e sua equipe chegam na América Central, logo percebem que há algo errado. Depois de avistar vários cadáveres, a equipe descobre que está sendo caçada por uma criatura brutal com força sobre-humana e uma capacidade surpreendente de se camuflar. O saudoso Carl Weathers interpreta o Capitão George Dillon.
O Cine Carmen Miranda também tem mais opções de filmes com gêneros variados na semana de 20 a 22. Na quinta (20), às 17h, o público poderá conferir a comédia japonesa do cinema mudo ‘Os meninos de Tóquio’, de 1932, com direção de Yasujiro Ozu. E, no sábado (22), os apaixonados têm um encontro marcado com o ítalo-espanhol ‘Dio, come ti amo’, às 19h, com a estrela Gigliola Cinquetti.
‘A gosto do terror’ continua na sexta!
O selo ‘A gosto do terror’ agradou bastante aos fãs dos filmes de horror em Manaus, nas últimas três sextas-feiras. Para continuar o ciclo com as produções do gênero, a partir dos primórdios do cinema mundial, o Cine Carmen Miranda apresenta nesta sexta (21), às 18h, o clássico ‘Frankenstein’, de 1931 e, na sequência, às 20h, a primeira versão cinematográfica de ‘O médico e o monstro’, também de 1931. Foi no Oscar de 1932 que Fredric March ganhou o prêmio de Melhor Ator por sua atuação neste filme, de Rouben Mamoulian.
O Cine Carmen Miranda está situado à Rua do Congresso, nº 10, no entorno da Praça do Congresso, Centro de Manaus (portão laranja, próximo à Biblioteca Pública Municipal). O cinema de rua tem apoio cultural da Lei Paulo Gustavo Amazonas, Conselho Estadual de Cultura do Amazonas (Conec), Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa, por meio do Governo do Amazonas, Ministério da Cultura, Governo Federal, Alliance Française Manaus, Centro Cultural Hileia Amazônica e À LA CARTE, do Belas Artes Grupo.
Deixar um comentário