A dirigente nacional do PT participou da agenda e defendeu ação conjunta entre poderes. Lula visitou comunidades afetadas e anunciou medidas para combater a estiagem

A secretária nacional de Mulheres do PT e candidata a vereadora de Manaus, Anne Moura, defendeu ação coordenada entre municípios, estado e governo federal para enfrentar a seca extrema que assola a região. Nesta terça-feira (10/09), o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva visitou comunidades afetadas em Manaquiri, Alvarães e Tefé, reuniu com prefeitos e anunciou medidas de combate a estiagem como a ampliação do plano nacional de enfrentamento e adaptação a riscos climáticos extremos, a instalação de um comitê técnico-científico e a criação de uma Autoridade Climática para implementar, executar, regular e monitorar as ações.

“É necessária uma ação conjunta e coordenada junto ao governo federal. O apoio do governo Lula é fundamental. A seca é um desafio, impacta a vida das pessoas e a nossa economia, que depende dos recursos naturais”, afirmou Anne Moura. “A falta de água compromete a agricultura, a pesca e ameaça a subsistência de milhares de famílias. Também afeta a saúde, além de ser um grande impacto ao meio ambiente e à nossa biodiversidade”, afirmou.

Durante cerimônia com autoridades na sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), foram assinados contratos de obras para a rodovia BR-319 e dragagem de rios em vários trechos da bacia do Rio Amazonas. Assim como ocorreu em 2023, a grande seca vem prejudicando a logística fluvial e encarecendo o transporte de produtos e insumos para o Polo Industrial de Manaus (PIM) e para o abastecimento de comunidades. O nível dos rios baixa de forma acelerada e antes do previsto, já afetando o setor econômico e de serviços no Amazonas.

“Vamos estabelecer as condições para ampliar e acelerar as políticas públicas a partir do Plano Nacional de Enfrentamento aos Riscos Climáticos Extremos. Nosso foco precisa ser a adaptação e preparação para o enfrentamento desses fenômenos. Para isso vamos criar uma autoridade climática e um comitê técnico-científico que dê suporte e articule a implementação das ações do governo federal”, disse Lula.

A dirigente nacional do PT e candidata a vereadora em Manaus, Anne Moura, elogiou as medidas anunciadas por Lula e reforçou a importância de olhar para as pessoas que vivem na Amazônia trabalhando em conjunto com os municípios.

“Os impactos da seca são enormes tanto para o interior quanto para a capital. Manaus é a maior metrópole da Amazônia e é uma cidade caótica na sua infraestrutura, sem árvores, com ilhas de calor por todo lado e até hoje a prefeitura ainda não implantou um plano climático de adaptação. Na Câmara Municipal, vou defender esta pauta e lutar por ações efetivas para o meio ambiente”, disse.