A programação é uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa

A programação cultural desta semana oferece diversos eventos para todos os públicos. De segunda a sexta-feira (09 a 13/09) uma agenda de atrações será levada aos espaços mantidos pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. A programação também inclui Projetos Contemplados pela Lei Paulo Gustavo.

Nesta terça-feira (10/09), às 20h, o Corpo de Dança do Amazonas (CDA) convida a Movère Companhia de Dança para um encontro no palco do Teatro Amazonas. Com classificação livre, a plateia e frisas estão com valor de R$10, enquanto nos demais lugares a entrada é franca.

A apresentação será dividida em dois atos, com o primeiro trazendo o CDA com a recém-estreada coreografia “Urutau”, de Andressa Miyazato. A trama é inspirada pelo pássaro Urutau, cujo nome em Tupi significa “ave fantasma”. A coreógrafa explora o conceito de desaceleração, conduzindo os bailarinos a um estado de constante transformação.

O segundo ato apresenta a coreografia “De volta à beira” com a Movère Companhia de Dança. Que aborda a vida ribeirinha, em um cenário imersivo que ecoa os ritmos dos rios amazônicos, com as margens das águas serenas vibrando a vivacidade dos moradores e os sussurros de histórias antigas, como indícios de uma presença invisível que começa a se manifestar.

Nesta terça e quarta-feira (10 e 11/09), às 20h, o Teatro Gebes Medeiros recebe o espetáculo “Cabaré Chinelo”, do Ateliê 23. Em temporada há dois anos, a peça que conta a verdadeira história da Belle Époque no Amazonas tem a tradição de esgotar ingressos. Com classificação de 18 anos, os ingressos podem ser adquiridos através do site www.shopingressos.com.br

A produção já circulou por espaços do centro histórico de Manaus, como Teatro Amazonas, Teatro da Instalação e Casarão da Inovação Cassina, além do Centro de Estudos Superiores de Parintins (Cesp), em Parintins, Sesc Pinheiros, Sesc Rio Preto e Teatro B32, em São Paulo, Teatro Zé Maria, em Curitiba, e Theatro José de Alencar, em Fortaleza.

Na quinta-feira (12/09), às 20h, o Teatro Amazonas recebe o concerto “Compositoras”, apresentado pela Amazonas Filarmônica em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Neste concerto, a Amazonas Filarmônica toca três obras de compositoras, em um concerto alusivo ao Setembro Amarelo.

A primeira obra é da compositora francesa radicada no Amazonas, Isabelle Sabrié. Trata-se do terceiro movimento de sua sinfonia-balé “Cenas da Amazônia”, obra com uso de enorme seção de percussão e harmonia rítmico-espacial.

Em seguida, uma homenagem à importante professora e pianista amazonense Lindalva Cruz. Bernardo Scarambone (pianista brasileiro e professor da Eastern Kentucky University) em parceria com Oswaldo Carvalho, criou uma moldura orquestral para algumas peças encantadoras da professora Lindalva, com o título de “Coletânea 1”. O próprio professor Scarambone será o solista da obra.

Para encerrar a noite, o Maestro Marcelo de Jesus, regente adjunto da Amazonas Filarmônica, escolheu a primeira sinfonia escrita por uma compositora americana. Trata-se da “Sinfonia Gaélica”, de Amy Beach – compositora de New Hampshire (estado localizado no nordeste dos EUA). A obra recebeu esse nome porque foi inspirada em antigas melodias escocesas, irlandesas e inglesas.

Com classificação a partir dos 10 anos, a plateia e frisas estão com valor de R$10, enquanto nos demais lugares a entrada é franca.

15h às 20h, na Galeria do Largo, no Centro de Manaus.

Endereços:

Teatro Amazonas – Largo de São Sebastião – Centro;

Teatro Gebes Medeiros – Avenida Eduardo Ribeiro, 937, Centro (antigo Ideal Clube);

Teatro da Instalação – Rua Frei José dos Inocentes, Centro.

Centro de Artes Visuais Galeria do Largo – Largo de São Sebastião – Centro;

Centro Cultural Palácio Rio Negro – Avenida Sete de Setembro, 1.546, Centro.

 

FOTOS: Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Fonte: Secom