Em uma cerimônia no Teatro Banzeiros, Maria da Conceição, 53 anos, uma cearense de Camocim que recomeçou sua vida em Porto Velho, tornou-se a primeira microempreendedora a assinar o contrato de crédito do Programa Acredita no Primeiro Passo na capital rondoniense. A iniciativa visa impulsionar os negócios das pessoas inscritas no Cadastro Único, oferecendo acesso facilitado ao microcrédito com taxas de juros reduzidas.
O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, acompanhado pelo prefeito Hildon Chaves e pelo representante do superintendente do Banco da Amazônia (Basa) em Rondônia, Esmar Prado, celebrou a conquista de Maria da Conceição e o lançamento do Programa em Porto Velho.
Apoiamos a geração de renda por meio do emprego e do empreendedorismo para combater a pobreza”
Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome
“Visitei a empreendedora Maria da Conceição no centro comercial. Ela começou no camelódromo e, com o financiamento, abriu uma loja, o que melhorou sua renda. Pode ser uma loja de roupas, um comércio, uma lanchonete, um salão de beleza ou uma oficina mecânica. O programa apoia qualquer negócio que a pessoa tenha aptidão, seja como empreendedor formal ou informal”, frisou o ministro Wellington Dias.
A história de Maria da Conceição é inspiradora. Após ser realocada do camelódromo durante a regularização, ela encontrou no Basa Acredita a oportunidade de recomeçar. Com o primeiro crédito, de pequeno valor, ela aumentou seus estoques e viu suas vendas crescerem exponencialmente. Hoje, viaja para outros estados para comprar mercadorias no atacado e sustenta sua família, que inclui um filho com necessidades especiais.
“Trabalhar com garra, fé em Deus, que a gente vence, vai melhorar e vai melhorar cada vez mais”, afirmou Maria, emocionada. “Com o financiamento e as taxas de juros muito boas, tenho uma vida melhor”, completou.
Com o Acredita, microempreendedores inscritos no Cadastro Único terão a oportunidade de acessar linhas de crédito com juros mais baixos, impulsionando seus negócios e gerando renda. A iniciativa, que conta com a colaboração de diversos atores, visa garantir a capilaridade e a efetividade do Programa, promovendo o desenvolvimento socioeconômico da região.
“O programa Acredita é um passo a mais em uma política de combate à fome, possibilitando a superação da insegurança alimentar. Junto com o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), apoiamos a geração de renda por meio do emprego e do empreendedorismo para combater a pobreza”, explicou o ministro.
“O programa, que não é de microcrédito, mas sim de crédito, é destinado a quem realmente precisa. No Brasil, é muito difícil conseguir empréstimo nos bancos comerciais. A pessoa precisa provar que não precisa do dinheiro para conseguir o empréstimo. Essa lógica está mudando com este novo Programa. Eu nunca tinha ouvido falar de um programa assim. Parabéns, estou encantado”, frisou o prefeito de Porto Velho.
Esmar Prado, representante do Basa, destacou a importância do acompanhamento junto aos empreendedores para garantir a eficácia da aplicação dos recursos. “Não é só crédito. Tem que acompanhar os empreendedores para que o crédito possa ajudar a mudar a vida deles, fazer os ciclos retornarem e poder ser utilizado por outros empreendedores”.
Emprego
Durante a cerimônia também foram apresentados 10 profissionais, membros de famílias que recebem o Bolsa Família, que foram contratados com carteira assinada pelo grupo Carrefour no município. Delcio Sandi, diretor de relações institucionais e governamentais da empresa, destaca a disposição do grupo em contribuir na geração de empregos e para fortalecer a assistência social.
“Em Rondônia, temos quatro lojas e 769 colaboradores. Só no último mês, contratamos 30 pessoas. E estamos nessa empreitada com o apoio do MDS para levar oportunidades a mais pessoas. Já alcançamos 20 mil pessoas em todo o Brasil. Com essa iniciativa, aumentamos a empregabilidade e a renda das famílias que estão no Cadastro Único”, comemorou.
Assessoria de Comunicação – MDS
Fonte: gov.br
Deixar um comentário