“Eis que eu sou contra os que profetizam sonhos mentirosos, diz o Senhor, e os contam, e fazem errar o meu povo com as suas mentiras e com as suas leviandades; pois eu não os enviei, nem lhes dei ordem; e não trouxeram proveito algum a este povo, diz o Senhor”. Jeremias 23:32

Essa passagem serve como um alerta para todos os cristãos sobre a necessidade de sermos vigilantes em relação àqueles que se apresentam como profetas ou líderes espirituais, mas que não possuem a autorização divina para falar em nome de Deus. Esses indivíduos frequentemente dizem: “Assim diz o Senhor”, mesmo quando Deus os reprova; são indignos de ocupar púlpitos e, para satisfazer seus interesses pessoais, ou de terceiros, distorcem as sagradas escrituras para encobrir os pecados de homens que se afastaram da verdade.

Muitos desses falsos profetas são convocados para trazer mensagens encomendas para profetizar maldades contra obreiros que se opõem aos falsos líderes, ou para “abençoar” aqueles que estão sob maldição. De acordo com a Bíblia, os falsos profetas são indivíduos que se apresentam como portadores dos dons do Espírito Santo de maneira ilegítima. Eles podem ser identificados por características como: hipocrisia e engano, palavras humanas disfarçadas como a Palavra de Deus, distorção das doutrinas divinas, e arrogância.

Devemos sempre testar o espírito e verificar se o que está sendo pregado está de acordo com a Palavra de Deus. Através de Jeremias Deus condena os falsos profetas e nos lembra da importância de permanecermos fiéis à verdade divina. É fundamental buscar a orientação de Deus em nossas vidas e manter-nos atentos contra aqueles que tentam nos desviar do caminho certo.

A Bíblia afirma que os falsos profetas são perigosos e causam muitos problemas porque usam a língua para causar divisão. Deus não se agrada desses profetas, pois eles propagam mentiras em Seu nome. Devemos evitar seguir tais caminhos.

“Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm até vós vestidos de ovelha, mas por dentro são lobos ferozes”. Mateus 7:15.