O renomado escritor inglês, Aldous Leonard Huxley conhecido pelos seus romances, como Admirável Mundo Novo disse certa vez que “Viver das aparências é querer fazer uma viagem com um carro sem gasolina”.

A verdade é que quem vive de aparências ou finge ser o que não é, arrisca-se a confrontar a realidade de forma perigosa, podendo acabar em um caminho sem retorno. Fingir ser algo diferente do que realmente é, apenas para ser aceito ou agradar aos outros, revela falta de caráter ou ética.

No âmbito religioso, há aqueles que aparentam ter muita “unção”, mas não passam de sepulcros caiados. Jesus nos alerta sobre o cuidado necessário diante dessas pessoas.

“Todas as coisas, pois, que vos disserem que observeis, observai-as e fazei-as; mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não fazem […] “Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês são como sepulcros caiados: bonitos por fora, mas por dentro estão cheios de ossos e de todo tipo de imundície. Assim são vocês: por fora parecem justos ao povo, mas por dentro estão cheios de hipocrisia e maldade”. Mateus 23:3;27-28.

Todo indivíduo precisa aprender a viver de acordo com suas próprias possibilidades, construindo sua vida gradualmente, enfrentando os desafios diários e encontrando na simplicidade e no conforto espiritual, presentes na palavra de Deus, o verdadeiro sentido da vida.

“O ganancioso provoca brigas, mas quem confia no Senhor prosperará.” Provérbios 28:25

Tom Claro