Presidente do Partido dos Trabalhadores no Amazonas, deputado estadual Sinésio Campos, avaliou como positivo o saldo do partido

O Partido dos Trabalhadores (PT) elegeu nas eleições de 2024 dois prefeitos, três vice-prefeitos e 26 vereadores no Amazonas. Entre as conquistas, destacam-se a do município de São Gabriel da Cachoeira e Urucurituba.

Em São Gabriel o PT está na terceira gestão consecutiva da prefeitura, tendo conquistado por cinco vezes o cargo. No município, o partido elegeu o prefeito, vice e mais quatro parlamentares. A partir de 2025, quem assume a cadeira de prefeito é Egmar Curubinha, que terá como vice-prefeita Professora Eliane Falcão. “Curubinha” obteve 11.014 votos, registrando 47,15% dos votos válidos.

Já em Urucurituba, quem venceu as eleições foi Leôncio Tundis com 70,90% dos votos válidos. Esta é a terceira vez consecutiva que o PT conquista o Executivo Municipal na cidade.

“Para o PT, para a federação, foi extremamente positivo. Mantivemos os dois prefeitos, em São Gabriel da Cachoeira e em Urucurituba. Ampliamos para três vice-prefeitos e aumentamos a bancada de vereadores do PT. A gente ampliou um pouco para também pensar na federação e, principalmente, nos partidos que acompanham a base aliada. A grande maioria dos prefeitos e prefeitas eleitos, e vereadores e vereadoras dos municípios, têm uma relação muito próxima com o nosso governo federal. Então, eu creio que o balanço foi extremamente positivo”, disse Sinésio Campos, presidente estadual do PT.

Vice-prefeituras

“Negão” vai ser o vice-prefeito do Semeide Bermeguy a partir de 2025 em Benjamin Constant. A chapa obteve 8.526 votos, terminando o pleito com 43,93%.

Para fechar as eleições majoritárias, o vereador Medonei foi eleito vice-prefeito na chapa liderada pelo prefeito de Tonantins, Francisco Sales, que conquistou a reeleição com 55,22% dos votos.

Vereadores

Em Manaus, o ex-deputado federal José Ricardo foi eleito o segundo vereador mais votado do pleito 2024. O petista obteve 17.395 votos dos manauaras.

No Amazonas, além de José Ricardo na capital, o PT elegeu 25 vereadores nos municípios amazonenses.

Interior

O PT disputou acirradamente a cadeira de chefe do Executivo Municipal em Eirunepé, com Anderson Pereira de Araújo. Em Barreirinha com Ridson dos Santos Barbosa e em Urucará com Mateus Garcia Paes.

Desempenho partidário

O deputado estadual Sinésio Campos avaliou como positivo o desempenho do PT nas eleições de 2024 à medida que ampliou a base em diversos municípios do Amazonas.

“O PT se fortaleceu ao triplicar o número de vereadores, ampliamos o número de vice-prefeitos e consolidamos as duas prefeituras que tínhamos. Por diferença muito pequena não conseguimos eleger mais prefeitos. A luta vai continuar. Eu estou muito contente, feliz com o resultado e tenho certeza de que faremos novos enfrentamos. O ano de 2026 está aí à porta. Quero parabenizar a militância, os simpatizantes, que lutaram e lutam bravamente por uma forma de governar mais inclusiva, social e igualitária”, avaliou Sinésio Campos.