Com a noite temática Pro Dia Nascer Feliz, diferentes sonoridades e estilos musicais marcaram o encerramento do Festival Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, na Praça Mauá, no Rio de Janeiro, neste último sábado (16).

O público prestigiou grandes nomes da cena musical brasileira. Trazendo uma mensagem inspirada nos povos amazônicos, Fafá de Belém abriu o festival, seguido por Kleber Lucas, que emocionou a plateia com uma apresentação cheia de fé.

A primeira-dama, Janja Lula da Silva, deu início às falas da noite ao lado da ministra da Cultura, Margareth Menezes. “Estou muito feliz, obrigada por estarem com a gente nesse movimento da Aliança Global”, disse Janja.

A noite contou ainda com a participação do poeta Antônio Marinho, que declamou um cordel com mensagens de justiça e sustentabilidade.

Ao lado de Gilberto Gil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou a importância de tratar a fome como uma questão política.

“Quando decidimos colocar a questão da fome no G20, foi porque queríamos transformá-la numa questão política. Enquanto é tratada como uma questão social, a fome se torna apenas um número estatístico que as pessoas utilizam em época de eleição e depois esquecem. Quem tem fome é tratado como invisível. É aquela parte da sociedade que todo mundo sabe que existe, mas que muita gente nunca enxerga”, pontuou.

O presidente aproveitou para agradecer ao público presente, aos que acompanharam a live ao vivo no canal G20orgBrasil e, também, aos artistas que dedicaram seu talento e tempo ao evento.

Em seguida, a ministra Margareth Menezes reforçou o tom de celebração e resistência ao chamar a próxima atração. “O show tem que continuar”, disse, abrindo espaço para a banda Jovem Dionísio, que trouxe ritmos de indie pop. Tássia Reis seguiu, dividindo os vocais com Jota.Pê na clássica Comida, de Os Paralamas do Sucesso e Titãs.

A programação continuou com apresentações de Lukinhas, Romero Ferro, Jaloo e Maria Gadú, culminando em um show vibrante de Alceu Valença e um encerramento memorável com Ney Matogrosso.

Ao final, todos os artistas voltaram ao palco e se apresentaram, juntos, com a música Pro dia Nascer Feliz.

A celebração cultural faz parte da agenda paralela à Cúpula Social do G20 e antecede a Cúpula de Líderes do G20, marcada para os dias 18 e 19 de novembro. O propósito do evento foi lançar uma mensagem sobre o compromisso do Brasil em construir uma rede colaborativa e de impacto duradouro, envolvendo países, organizações e cidadãos na luta pela justiça alimentar.

Realização

O Aliança Global Festival Contra Fome e a Pobreza foi uma realização do Governo do Brasil, com correalização da Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e o apoio do Serpro na infraestrutura de conectividade. Contou com a parceria do Banco do Brasil, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Caixa Econômica Federal (CEF), Itaipu, Petrobras, Prefeitura do Rio de Janeiro, Única, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

 

 

Fonte: gov.br