Situação hídrica de São Gabriel da Cachoeira e andamento de obras na BR-319 foram destaque do encontro

O senador Omar Aziz (PSD-AM) se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), membros da bancada federal do Amazonas e o prefeito de Manaus, David Almeida, para discutir questões prioritárias para o desenvolvimento do Estado. Durante o encontro realizado nesta terça-feira (12), foram abordados o avanço das obras da BR-319, investimentos em mobilidade urbana na capital e soluções para a crise de abastecimento de água no município de São Gabriel da Cachoeira.

Omar Aziz detalhou os compromissos assumidos pelo presidente. “Tem a questão de São Gabriel da Cachoeira, que foi discutida aqui. O presidente quer fazer uma visita no início do ano que vem para acompanhar de perto a situação da cidade. Nós temos um problema crônico, que é a falta de água potável, e o presidente se comprometeu a resolver isso definitivamente”, afirmou o senador, ressaltando a relevância da visita presidencial para garantir que o problema do abastecimento de água seja resolvido de maneira duradoura.

Além da questão da água, o senador mencionou a situação do hospital do mesmo município, atualmente administrado pelo Exército Brasileiro. O hospital enfrenta dificuldades estruturais, principalmente no centro cirúrgico e na maternidade, que precisam de reformas urgentes. “A última reforma foi feita quando o (senador) Eduardo Braga era governador, e desde então temos dificuldades para oferecer um atendimento de qualidade, especialmente nas áreas mais críticas”, explicou Omar.

Outro ponto tratado na reunião foi a conclusão das obras da BR-319, estrada que liga Manaus ao restante do Brasil, e que ainda enfrenta sérios desafios de infraestrutura. A rodovia é vista como fundamental para o desenvolvimento do Estado e para a integração do Amazonas com o restante do país. O presidente Lula reafirmou seu compromisso com a obra e o senador Omar se mostrou confiante com os avanços que deverão ocorrer em breve.

Seguindo a extensa pauta com o presidente, a exploração de petróleo na região da Foz do Amazonas também foi discutida durante o encontro. Aziz alertou sobre a competição com a Guiana Francesa, que atualmente absorve petróleo proveniente de campos na mesma área. “Estamos perdendo muito petróleo para a Guiana Francesa, que está explorando esse campo. Se não agirmos, eles continuarão explorando o que é nosso”, alertou o senador. Na reunião, o presidente Lula, por sua vez, confirmou que os estudos para licenciamento da área estão em andamento e que o Governo Federal deve liberar as permissões necessárias para a exploração e pesquisa na Faixa 14, uma zona estratégica para a exploração de petróleo.

Além das questões de infraestrutura e recursos naturais, a reunião também abordou a necessidade de investimentos em mobilidade urbana em Manaus, com a presença do prefeito David Almeida, que trouxe demandas da cidade. “Estamos avançando em temas fundamentais para o Amazonas e questões estratégicas para o nosso desenvolvimento”, concluiu o senador.

 

Fotos: Ricardo Stuckert

– Assessoria Manaus Uplink