“Alegrai-vos sempre. Orai sem cessar. Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.” […] “Remindo o tempo, porque os dias são maus.” (1Tessalonicenses 5:16-18, Efésios 5:16)

Orar sem cessar significa manter um espírito de oração, buscando constantemente a presença de Deus e pedindo por Sua graça e bênção. A expressão “sem cessar” não se refere à repetição incessante de orações ou à permanência contínua em um templo, como alguns religiosos acreditam que os esforços físicos podem garantir a obtenção de uma graça divina.

No cotidiano, o cristão é encorajado a orar ao sair para o trabalho, durante a viagem de ônibus, antes das refeições e enquanto aproveita momentos de lazer com a família. Cada uma dessas situações é uma oportunidade para orar continuamente, pois o adversário de nossas almas está sempre à espreita, buscando maneiras de desviar os planos do homem. (1 Pedro 5:8).

“Remir o tempo” refere-se a resgatar ou recuperar o tempo que foi perdido. O apóstolo Paulo nos aconselha a agir com sabedoria, observando atentamente nosso modo de viver, em vez de agirmos como tolos. Ele nos incentiva a aproveitar o tempo, pois os dias são difíceis. Portanto, devemos evitar a insensatez e buscar compreender qual é a vontade do Senhor.” (Efésios 5:15-17).

“E, quando orarem, não fiquem sempre repetindo a mesma coisa, como fazem os pagãos. Eles pensam que por muito falarem serão ouvidos. Não sejam iguais a eles, porque o seu Pai sabe do que vocês precisam, antes mesmo de o pedirem.” Mateus 6:7-8.

Tom Claro