A prorrogação visa, principalmente, beneficiar artistas do interior, que enfrentam desafios logísticos para submeter suas propostas
Os artistas e fazedores de cultura do Amazonas ganharam mais tempo para inscreverem seus projetos nos editais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). As inscrições foram prorrogadas até o dia 8 de dezembro de 2024.
Com 12 editais abertos, a iniciativa abrange diversas áreas, como artes visuais, audiovisual, circo, dança, música, hip hop, literatura, teatro, cultura popular, povos indígenas, negros e pessoas trans.
A prorrogação visa, principalmente, beneficiar os artistas do interior do estado, que enfrentam desafios logísticos para submeter suas propostas dentro do prazo inicial. Agora, com mais tempo, espera-se que esses produtores culturais possam concorrer de forma mais equitativa.
Os interessados precisam ser pessoas físicas ou jurídicas com inscrição atualizada no Cadastro Estadual da Cultura, além de residirem ou estarem sediados no Amazonas. Todos os editais e formulários de inscrição estão disponíveis no Portal da Cultura (cultura.am.gov.br/pnab-amazonas).
A Política Nacional Aldir Blanc foi criada para apoiar o setor cultural em todo o país, principalmente após os impactos da pandemia de Covid-19, que afetou duramente a classe artística. No Amazonas, a iniciativa tem buscado fomentar atividades e projetos culturais que refletem a diversidade e a riqueza das tradições e expressões culturais regionais, além de incentivar a inclusão de grupos historicamente marginalizados no setor cultural.
A recomendação é que os artistas e grupos interessados não deixem para enviar suas propostas nos últimos dias, evitando transtornos e dificuldades no processo de inscrição e aproveitando o prazo estendido para apresentar projetos detalhados.
FOTOS: David Martins / Secretaria de Cultura e Economia Criativa
– Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa
Deixar um comentário