A ideia é que o Festival de Cirandas de Manacapuru e o Boi Manaus passem a contar com mais divulgação e estrutura federal para fomentar geração de renda e empregos aos amazonenses
O deputado federal Saullo Viana (União-AM) aprovou, na Comissão de Turismo da Câmara, requerimentos que incluem no calendário oficial de eventos do Ministério do Turismo o Festival das Cirandas de Manacapuru e o Boi Manaus. Hoje, as festas já são grandes atrativos turísticos que levam muitos visitantes aos municípios.
“Fazer parte do Calendário Oficial no Ministério do Turismo significa mais recursos e divulgação para as nossas festas. Além de agregar valor à nossa cultura e à imagem do Amazonas, os investimentos se revertem em mais turistas e geração de mais renda para a economia criativa amazonense”, afirmou Saullo Vianna.
Evento promovido pelas agremiações de ciranda Flor Matizada, Guerreiros Mura e Tradicional, o Festival de Cirandas de Manacapuru é realizado, tradicionalmente, no último fim de semana de agosto, no Parque do Ingá. É considerado o segundo maior festival folclórico do estado do Amazonas, atraindo cerca de 60 mil turistas todos anos.
Criada como uma celebração para o aniversário de Manaus, o Boi Manaus acontece no dia 24 de outubro, no Sambódromo da capital, que recebe público estimado de 50 mil pessoas nos dois dias de evento. Ao reunir integrantes dos bois-bumbás Caprichoso e Garantido, entre outros artistas, no ritmo das toadas, a festa celebra as lendas e ritmos do Amazonas.
Ganho para o turismo
Aprovados os requerimentos, a Presidência da Comissão de Turismo encaminhará as propostas ao ministro do Turismo, Celso Sabino de Oliveira, que deverá deliberar sobre as inclusões das festas amazonenses no Calendário Turístico Oficial do Brasil.
O instrumento é um ganho significativo para o turismo pois garante mais divulgação e diversificação da oferta turística em nosso país, apresentado ao mercado interno e externo novas opções de destinos a serem visitados e conhecidos.
Deixar um comentário