Nesta quarta-feira (22), a vice-reitora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Kátia Couceiro; o superintendente do Patrimônio da União no Amazonas (SPU), Mauro Souza e o deputado estadual Sinésio Campos visitaram o antigo prédio da alfândega, situado no rodoway, centro de Manaus.
O deputado estadual e presidente do PT, Sinésio Campos, articula a concessão do prédio da SPU para a UEA. “Este prédio faz parte da história do nosso estado, não pode ser apagado de nossa memória como tantos outros que estão sendo consumidos pelo tempo, mato e poeira. Vamos dar uma nova utilidade para este imóvel e que melhor uso do que a educação?!”, argumentou o deputado que é um grande defensor do magistério por ser professor.
História
A Alfândega e Guardamoria formam um conjunto arquitetônico, que foi construído na primeira década do século XX e tombado como patrimônio histórico nacional em 1987. É um edifício pré-fabricado de estilo eclético com um misto de elementos medievalistas e renascentistas.
O edifício da Alfândega foi construído em blocos de tijolos aparentes, pré-montados importados da Inglaterra, como uma reprodução dos prédios londrinos do início do século XX. Há 12 anos foi desativado por causa da alagação na área. As águas do rio Negro invadiram as imediações do imóvel, inviabilizando a continuidade dos serviços na época.
Deixar um comentário