O secretário-executivo do Ministério da Cultura (MinC), Márcio Tavares, participou de uma agenda no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (20), dedicada a fortalecer a parceria com a Secretaria Municipal de Cultura do estado. Acompanhado titular da pasta, Lucas Padilha, o representante do MinC conheceu projetos que estão transformando a cidade em um polo cultural de destaque nacional e internacional.
“A parceria entre o Governo Federal e a prefeitura do Rio tem sido fundamental para impulsionar projetos que não apenas preservam a memória cultural, mas também criam novas oportunidades para artistas, produtores e toda a cadeia criativa”, destacou Márcio Tavares.
Um dos destaques da agenda foi o Programa Reviver Cultural, iniciativa que revitaliza espaços históricos e culturais no centro da cidade. Ele consiste na ocupação de imóveis ociosos, transformando-os em estabelecimentos artístico-culturais e conta também com apoio das leis de incentivo à cultura.
“A prefeitura financia o aluguel e a reforma desses equipamentos, que são privados, mas incentivados também pela Lei Rouanet e pela PNAB. Sem o Governo Federal, não existe Secretaria de Cultura. E a Secretaria de Cultura é feita também com a política do Governo Federal, do presidente Lula, na cidade do Rio de Janeiro”, explicou Lucas Padilha.
O secretário-executivo, por sua vez, reforçou a importância da colaboração. “Precisamos colher cada vez mais esses investimentos da PNAB que temos feito em conjunto”.
Visita a projetos do Reviver Cultural
Após a reunião, a comitiva visitou alguns dos projetos integrantes do Reviver Cultural. Guiados pela subsecretária de Regulação e Ambiente de Negócios, Carina Quirino, passaram por espaços como a Galeria Refresco, Casa Tucum, Casa de Cultura Volta do Mundo, Conexões, Emex Dance Studio e o Museu da Caricatura. Os locais são exemplos de como a revitalização de imóveis históricos pode se tornar um catalisador para a produção e difusão artística.
Márcio Tavares ressaltou a importância do programa para a preservação do patrimônio histórico e para a promoção da economia criativa. “Iniciativas como o Reviver Cultural mostram como é possível unir tradição e inovação, gerando impacto social e econômico”.
Rio Capital Mundial do Livro
Durante o encontro, Lucas Padilha apresentou os principais projetos da secretaria, com destaque para o título de Rio Capital Mundial do Livro, conquistado pela cidade para 2025. O projeto visa promover a leitura e a literatura em toda a cidade, com uma série de eventos, feiras e atividades culturais que devem atrair visitantes de todo o mundo.
“O prefeito Eduardo Paes está super empolgado para usarmos a Capital Mundial do Livro como impulso para fortalecer a política de livro e leitura”, afirmou Padilha.
Márcio Tavares reforçou que o título é uma prioridade na agenda de livro e leitura do MinC para este ano.
Visita à Portela
A agenda também incluiu uma visita ao Barracão Cidade dos Sonhos, da Portela, onde a comitiva foi recebida pelo presidente da escola, Fábio Pavão.
O grupo acompanhou os preparativos finais para o desfile da agremiação no Carnaval 2025, que homenageará o cantor Milton Nascimento.
Participantes
Acompanharam a agenda o secretário-executivo adjunto do MinC, Cassius Rosa, e os assessores da Secretaria Executiva, Fabrício Antenor e Yuri Soares.
A visita reforçou o compromisso do Ministério da Cultura em apoiar iniciativas que transformam o Rio de Janeiro e outras cidades em um epicentro cultural, alinhando desenvolvimento territorial, preservação do patrimônio e geração de oportunidades para a economia criativa.
Fonte: gov.br
Deixar um comentário