Quando o governador Wilson Lima anunciou o secretário de Estado da Cultura do Amazonas, em 2018, o empresário e profissional da área, Marcos Apolo, a escolha foi bastante elogiada pela classe artística. Inúmeros colegas de profissão ocuparam as redes sociais para apoiar a indicação baseada em critérios técnicos e administrativos.
Apolo não era apenas um conhecedor da área, mas um trabalhador que circulou com maestria por vários setores, tendo experiência como conhecedor das demandas e a vivência de resolver os problemas, com o máximo profissionalismo.
Como o alegre palhaço Palito se transformou num dos mais habilidosos trabalhadores da área??!! Com muito trabalho e foco na aquisição do conhecimento com os melhores do país. Além de ser graduado em Arquitetura e Urbanismo e pós-graduado em Gestão e Produção de Eventos, ele é diretor de produção, diretor técnico, diretor de palco, produtor de eventos, iluminador, cenógrafo e cenotécnico.
Além do conhecimento acadêmico, Apolo acumula o know-how dos que sabem fazer porque é do tipo que coloca a mão na massa. Foi produtor de inúmeros shows de artistas locais e nacionais; diretor técnico do festival de Ópera e do Amazonas Film Festival assim como do espetáculo de natal, promovido pela própria SEC, onde atuava como funcionário há 15 anos quando assumiu a titularidade da pasta.
No governo de Wilson Lima, o secretário Apolo foi o responsável pela reativação do Sistema Estadual de Cultura, que estabeleceu políticas permanentes para o setor e contribuiu diretamente para colocar o Festival de Parintins entre os espetáculos populares inesquecíveis, que entrou no roteiro de viagens de pessoas do mundo inteiro.
Ao deixar a pasta no ano passado para responder a questões jurídicas extras secretaria, Apolo foi sucedido pelo seu subsecretário Cândido Jeremias, que manteve todas as ações idealizadas pelo antigo gestor. Havia a expectativa de que tão logo as informações legais fossem prestadas, Apolo retornaria a antiga função.
Mas o secretário que priorizou o diálogo com os trabalhadores da cultura para fazer uma gestão produtiva e em constante evolução, acabou com as esperanças de muitos apoiadores. Apolo gravou um vídeo de despedida, postado em suas redes sociais, onde agradece a confiança do governador e a oportunidade concedida para trabalhar em prol de sua categoria. Despediu-se da função, que exerceu por seis anos consecutivos, com a mesma serenidade adotada na vida pessoal e na administração pública.
Não revelou suas próximas atividades, apenas reiterou que se manterá trabalhador da cultura, como sempre foi. O portal Dia Dia deseja sucesso ao gestor que fortaleceu e expandiu o setor no Amazonas, deixando uma marca difícil de alcançar pelo próximo secretário ou secretária!
Foto: SEC-AM
Deixar um comentário