Nesta quarta-feira (19), Brasil e Portugal firmaram três acordos na área da Cultura. Eles contemplam os segmentos de museus, bibliotecas e intercâmbio artístico. Os memorandos de entendimento (MdE) foram assinados no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), pelas ministras da Cultura do Brasil, Margareth Menezes; e de Portugal, Dalila Rodrigues, na presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do primeiro-ministro português, Luís Montenegro.
“Para garantir a implementação dessas medidas, haverá a criação de um grupo de trabalho voltado à estruturação e aplicação das ações no setor artístico e cultural. O objetivo é ampliar intercâmbios culturais e artísticos, adaptando-os ao ambiente digital”, destacou a ministra Margareth Menezes.
Ibram
Durante o G20 em Salvador, a titular da Cultura, a secretária de estado da área de Portugal, Maria de Lurdes Craveiro, e a presidenta do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Fernanda Castro, conversaram sobre a necessidade de estreitamento das relações entre os museus dos dois países. Após o encontro começaram as tratativas e estudos para instrumentalizar um memorando de entendimento focado na área de museus.
O acordo celebrado entre a instituição Museus e Monumentos, de Portugal, e o Ibram busca fortalecer a colaboração entre os dois países no campo de museus e instituições de memória, estabelecendo um Grupo de Trabalho para realizar trocas de informações e empreender conjuntamente outras atividades de colaboração.
O documento irá auxiliar no desenvolvimento de atividades cooperativas e colaborativas na área de museus e instituições de memória, de forma a promover a pesquisa, a formação de profissionais e o intercâmbio de experiências, conhecimento, boas práticas e exposições de bens culturais.
Biblioteca Nacional
Também foi assinado um MdE que estabelece cooperação entre a Fundação Biblioteca Nacional (FBN) e a Biblioteca Nacional de Portugal. O documento visa fortalecer a cooperação em áreas como a digitalização de acervos, intercâmbio técnico e promoção da cultura e literatura em língua portuguesa.
O memorando irá colaborar para a consolidação das relações institucionais entre as bibliotecas nacionais dos dois países; maior acessibilidade ao patrimônio documental e bibliográfico, ampliação da cooperação internacional no campo da preservação e difusão do conhecimento.
“Celebramos o Tratado de alto valor entre a Biblioteca Nacional do Brasil e a Biblioteca Nacional de Portugal. Renovamos nossos laços de amizade e de projetos que ganham novo impulso – dentre os quais a Biblioteca Digital Luso-Brasileira – e o trabalho intenso de cooperação entre nossas instituições, a partir de uma aliança solidária, tendo por base a memória e a construção das diferenças que nos unem”, comentou o presidente da FBN, Marco Lucchesi.
Funarte
MinC e Ministério da Cultura de Portugal firmaram ainda acordo na área do intercâmbio artístico. O tema foi debatido na Subcomissão sobre Educação, Cultura, Comunicação Social, Juventude e Desporto, pelos representantes da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e da Direção-Geral das Artes (DGARTES), de Portugal.
Na ocasião foram feitas tratativas para estabelecer um protocolo de cooperação entre as instituições para fomentar o intercâmbio artístico entre profissionais das artes de ambos os países.
A cooperação decorrerá no sentido de realizar diligências para promover um futuro programa de bolsas junto de fóruns de ação política e cultural de cada um dos seus Estados e de redes internacionais que têm organizações portuguesas e brasileiras como parceiras no domínio da internacionalização; e atuar pela criação de um programa de intercâmbio que seja ágil, que tenha uma operacionalização regular e que veicule a troca de experiências técnicas e colaborativas entre especialistas e promover a mobilidade, o intercâmbio artístico e a internacionalização por via da atribuição de bolsas de aperfeiçoamento artístico.
Fonte: gov.br
Deixar um comentário