Medicamentos para diabetes e fraldas geriátricas agora fazem parte da cobertura do programa

O deputado Sinésio Campos (PT) usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) nesta terça-feira (18) para destacar a ampliação do programa Farmácia Popular, que passou a distribuir gratuitamente dapagliflozina, medicamento para diabetes, e fraldas geriátricas, beneficiando idosos e pessoas com deficiência.

Durante seu pronunciamento, Sinésio ressaltou que a inclusão das fraldas geriátricas fortalece o atendimento à população mais vulnerável. “Esse é um programa que todo brasileiro deve conhecer. Agora, além de medicamentos para diabetes, hipertensão, asma e osteoporose, também há acesso gratuito a fraldas geriátricas e absorventes menstruais, garantindo mais dignidade para a população”, afirmou.

O parlamentar também destacou que, em 2024, o programa beneficiou 24,7 milhões de pessoas, um crescimento de 20% em relação a 2022. Criado em 2004, durante o primeiro governo Lula, o Farmácia Popular tem como objetivo assegurar acesso contínuo a tratamentos de saúde essenciais por meio da rede credenciada.

 

Fonte: Amazonas Notícias