A temporada de competições organizadas pela Federação Amazonense de Desporto Escolar (Fade) começa neste fim de semana, com a disputa do Circuito Amazonense Escolar de Wrestling. A competição acontece no domingo (23/03) e tem como palco o ginásio do Atlético Rio Negro Clube, no Centro de Manaus.

A programação começa antes mesmo de os atletas entrarem no tapete da luta olímpica. Neste sábado (22/03), às 18h30, a Fade realiza o congresso técnico do campeonato. Na linguagem esportiva, o congresso técnico é uma reunião entre a federação e os representantes das equipes escolares envolvidas, para explicação das regras e detalhes da competição.

“É no congresso técnico que a organização alinha todos os detalhes com os técnicos, professores e responsáveis pelas equipes, de modo que o coletivo tire todas as dúvidas sobre como será o andamento do evento no dia seguinte”, explica o presidente da Fade, Auricélio Andrade.

Os combates acontecerão no domingo, a partir das 9h. A primeira etapa do Circuito Amazonense Escolar de Wrestling contará com aproximadamente 150 atletas do masculino e feminino, competindo nas categorias Mirim, Infantil e Juvenil. O evento é classificatório para as competições nacionais da modalidade.

Nova geração na disputa

Treinadas pelo professor Waldeci Silva (Escola de Wrestling WG/Belvedere), as promissoras Radija Sophia Pinheiro dos Santos, de 6 anos (21 kg, Escola Space Kids); Manuella Vital Félix, de 7 anos (26kg, Centro Educacional Saint Exupery); e Cecília Maria Salgado Torres, de 7 anos (22 kg, Instituto Denizard Rivail) intensificaram os treinamentos durante a semana para lutarem pelas medalhas no domingo.

“As três meninas são talentos que estão surgindo na luta olímpica, promessas que estamos lapidando, trabalhando, e que estão iniciando nas competições escolares. Não estamos cobrando nada de resultado, mas estamos torcendo para que elas apresentem um belíssimo nível técnico de wrestling e que elas possam mostrar que são a renovação do wrestling feminino no Amazonas”, disse Waldeci.

Parcerias

A Federação Amazonense de Desporto Escolar (Fade) é filiada à Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) e organiza as competições locais com apoio do Programa de Apoio às Federações (PAF). A entidade também conta com o apoio do Governo do Amazonas, via Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc) e Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel).

 

 

Texto e fotos: Emanuel Mendes Siqueira

Agência Emanuel Sports & Marketing

Siga: @emanuel_sports