Um golpe muito recorrente na internet e nos aplicativos de mensagens são páginas que fazem menção ao Sistema de Valores a Receber (SVR). O SVR é um serviço do Banco Central totalmente gratuito. O único site onde você pode consultar e saber como solicitar a devolução dos seus valores, da sua empresa ou de pessoas falecidas é o valoresareceber.bcb.gov.br.

O Banco Central não envia links nem entra em contato com você para tratar sobre valores a receber ou para confirmar seus dados pessoais. Não clique em links suspeitos enviados por e-mail, SMS, Whatsapp, Telegram ou qualquer outro meio eletrônico. Não faça qualquer tipo de pagamento para ter acesso aos valores.

Além disso, o BC não patrocina links do Sistema de Valores a Receber em sites de busca ou redes sociais. Conteúdos patrocinados que façam menção ao SVR devem ser ignorados, pois são suspeitos de serem armadilhas virtuais de golpistas nas redes.

Outra estratégia dos golpistas é criar vídeos falsos de autoridades do governo anunciando o SVR. Esse recurso de simular a figura de pessoas em imagens manipuladas com a fala e os gestos dela chama-se deep fake e é muito utilizada para enganar pessoas. Diante disso, mais uma vez é necessário lembrar a necessidade de se checar informações sobre o Governo Federal no portal Gov.Br, que é o canal oficial de divulgação de políticas públicas e ações do Poder Executivo Federal.

O SVR disponibiliza uma consulta pública em que você fica sabendo se tem ou não tem valor a receber. Para isso, basta informar CPF e data de nascimento, ou CNPJ e data de abertura da empresa. Se você tiver valores, você pode acessar o sistema para saber qual é valor disponível e verificar como solicitar os recursos.

Para acessar o SVR, você vai precisar da Conta gov.br nível prata ou ouro com a verificação em duas etapas devidamente habilitada. Caso tenha dúvidas ou esteja com problema em sua conta gov.br, consulte as perguntas frequentes ou acesse Dúvidas na conta gov.br.

Dentro do sistema, você pode consultar os seguintes dados:

a) Montante do valor a receber

b) Nome e dados de contato da instituição que deve devolver o valor;

c) Origem (tipo) do valor a receber; e

d) Mais informações sobre o valor a receber, quando for o caso.

Há situações em que não é possível solicitar a devolução dos valores diretamente pelo SVR, tais como valores de falecidos e empresas encerradas. Isso também ocorre se o usuário não tiver uma chave Pix cadastrada (chave aleatória não pode ser usada) ou se a instituição que deve devolver o valor não tiver aderido ao Termo de Adesão do BC. Nesses casos, o interessado deve entrar em contato diretamente com a instituição financeira pelo telefone ou pelo e-mail informado por ela para combinar a forma de devolução.

 

 

Fonte: gov.br