Seguindo a tendência de crescimento de turistas, o Brasil será palco de grandes eventos do turismo em 2025 e em 2026. Para este ano, São Paulo receberá a 9ª edição do Salão Nacional do Turismo e o 2º Feirão do Turismo, eventos que estão entre os mais importantes do calendário anual do setor no Brasil. As atividades acontecerão simultaneamente nos dias 21 e 23 de agosto no Distrito Anhembi.
O Ministério do Turismo (MTur), organizador do evento, e a prefeitura local já iniciaram os preparativos dos eventos. Os encontros reunirão representantes do trade turístico nacional e de estados e municípios com o objetivo de fortalecer a promoção e o incentivo de viagens pelo país.
Os dois eventos serão um ambiente favorável ao público interessado em aproveitar ofertas exclusivas e conhecer vários diversos destinos nacionais. O objetivo é concentrar, em um único espaço, agências de viagens, companhias aéreas, entidades do setor e demais parceiros do turismo.
“São eventos que vão estimular o turismo interno, especialmente com estratégias para os períodos de menor demanda, garantindo a estabilidade dos serviços ao longo do ano e, com isso, fortalecer o setor de viagens e impulsionar a economia do Brasil por meio do turismo”
Celso Sabino
Ministro do Turismo
“São eventos que vão estimular o turismo interno, especialmente com estratégias para os períodos de menor demanda, garantindo a estabilidade dos serviços ao longo do ano e, com isso, fortalecer o setor de viagens e impulsionar a economia do Brasil por meio do turismo”, destacou o ministro do Turismo, Celso Sabino.
A iniciativa do MTur visa aquecer o mercado nos períodos de menor demanda, garantindo a estabilidade dos serviços ao longo do ano. A proposta é estimular o turismo interno, impulsionar a economia e fortalecer o setor de viagens no Brasil. No ano anterior, na 1° edição do Feirão do Turismo, viajantes puderam aproveitar vantagens como descontos de até 45% em diárias de hotéis e de até 30% na compra de passagens aéreas.
CÚPULA DE TURISMO DA ONU — No próximo ano, o Rio de Janeiro sediará a 3ª Cúpula de Turismo da ONU Turismo para a África e as Américas, quando líderes do ramo dos dois continentes vão discutir ações conjuntas para o desenvolvimento sustentável e inclusivo do setor. O anúncio foi feito durante o 2º encontro do grupo, realizado esta semana na Zâmbia (África), com a presença de representantes do Ministério do Turismo brasileiro.
Na ocasião, o secretário nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo do Ministério do Turismo, Carlos Henrique Sobral, destacou o potencial de reforço das relações entre a África e as Américas no segmento. “O Brasil hoje é porta de entrada da África na América do Sul, com vários voos diretos semanais da África do Sul, Angola, Etiópia e Marrocos. Isso prova que estamos realmente interligados, especialmente pela herança africana e o apoio do governo brasileiro ao fortalecimento do afroturismo no país, por meio do Programa Rotas Negras”, ressaltou o secretário.
A estratégia do Governo Federal de ampliar a visibilidade do Brasil no cenário turístico global ganhou um novo reforço em março deste ano, com o início das atividades do Escritório da ONU Turismo no Rio de Janeiro (RJ), fruto de grande articulação do governo brasileiro.
MERCADO AQUECIDO — Em fevereiro de 2025, o Brasil bateu novo recorde no turismo internacional. Foram mais de US$ 823 milhões injetados na economia brasileira no segundo mês do ano por turistas estrangeiros, aumento de 22% em relação ao mesmo mês de 2024, quando os gastos totalizaram US$ 673 milhões.
Entre janeiro e fevereiro, foram 2.810.553 chegadas de pessoas de outros países nos destinos brasileiros: a maior entrada de turistas internacionais da história. Apenas em fevereiro, a alta foi de 59% em relação ao mesmo mês de 2024
O país também aparece entre os cinco mais buscados por viajantes de todo o mundo para o período entre abril e junho de 2025, de acordo com o levantamento da plataforma mundial de acomodação Booking.com. Em comparação com o mesmo período do ano passado, houve crescimento de 61% nas buscas por acomodações no país.
Fonte: gov.br
Deixar um comentário