Com histórias emocionantes, formatura celebra novos começos e reforça o valor da educação técnica para todas as idades
A estudante Aldenize Ferreira, de 51 anos, estava visivelmente emocionada durante a sua formatura, em Manaus. Ela concluiu os estudos no curso técnico em segurança do trabalho após 18 meses, um sonho que carregava consigo há anos. Além dela, outros 300 estudantes se formaram em outras 18 áreas pelo Centro de Ensino Técnico (Centec) no fim de março.
“A minha formação foi um grande aprendizado. Era meu sonho cursar esse técnico e consegui concluir com 51 anos. Eu não pude fazer quando mais jovem e após me tornar mãe, pois a prioridade era os meus filhos. Agora vim fazer, porque é uma área que eu me identifico, trabalhar com pessoas”, conta.
Com a emoção do evento ainda tomando conta, a agora técnica de segurança do trabalho diz que irá focar em aperfeiçoar sua formação e a sua inclusão no mercado de trabalho. Além disso, ressalta a importância de não desistir dos seus sonhos. “Não abandone seus objetivos, porque nunca é tarde para recomeçar”, afirma.
O mesmo sentimento era compartilhado por Diego Santarém de Souza, 30, que apostou em uma mudança radical de vida e obteve êxito após se formar no curso técnico em administração.
“Eu trabalhava na área industrial, mas queria mudar. Fiz muitas pesquisas por um novo caminho e gostei do que li sobre administração. Foi quando encontrei o Centec e iniciei a minha formação”, conta.
O que ele não esperava é que além de sair com um diploma de nível técnico, teria também um emprego garantido na área. “Comecei o curso em janeiro de 2024 e em novembro passei em uma seleção de estágio no próprio Centec. No mesmo mês, fui contratado como funcionário efetivo e agora cuido dos processos de estágio de outros estudantes”, lembra ele, feliz pela conta.
A primeira formatura do Centec neste ano aconteceu nas três noites de 26, 27 e 28 de março. Além dos estudantes, docentes dos cursos técnicos e parentes e amigos de familiares puderam comparecer. A cerimônia foi realizada no auditório da Universidade Paulista (Unip).
A escola formou novos profissionais nos cursos técnicos de enfermagem, nutrição e dietética, estética, análises clínicas, farmácia, gastronomia, massoterapia, radiologia, especialização técnica em saúde do trabalhador, administração, contabilidade, eletrotécnica, informática, logística, recursos humanos, refrigeração, serviços jurídicos e segurança do trabalho.
Formação prática
Os cursos técnicos são formações de nível médio voltadas para a capacitação prática e rápida dos alunos em diversas áreas do mercado de trabalho. Com duração menor que a de uma graduação, eles oferecem aprendizado focado nas demandas profissionais, preparando os estudantes para ingressar rapidamente no setor produtivo.
Segundo a pesquisa Educação e Opinião Pública, realizada pelo Instituto FSB em parceria com a CNI, 91% dos brasileiros consideram a formação técnica uma boa escolha para quem busca qualificação rápida e eficaz. Entre os que já cursaram um técnico, o índice de aprovação sobe para 97%.
“Essa formatura foi muito bonita e mostrou também a importância do Centec no processo de ensino-aprendizagem e na formação de profissionais para um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. A nossa escola se destaca por aliar teoria e prática, proporcionando aos alunos a oportunidade de aplicar, em laboratório, os conhecimentos adquiridos em sala de aula”, destaca o diretor-geral da instituição, Waldenir Carvalho.
Em 2025, a escola completa 16 anos de existência e se tornou uma das referências em Manaus para formações técnicas. Além disso, passou a oferecer cursos auxiliares e de especialização. As modalidades de ensino vão do presencial, nos três turnos, ao ensino à distância.
No mês de março, o Centec ganhou, pelo segundo ano consecutivo, medalha de prata no Prêmio Nacional de Gestão Educacional (PNGE), a mais importante honraria do setor no Brasil. A premiação reconhece e incentiva instituições de ensino que desenvolvem práticas eficazes em suas áreas, promovendo a formação de novos profissionais sem deixar de lado ações de impacto social.
Foto: divulgação
Fonte: Repercussão/Comunicação & Marketing
Deixar um comentário