A terceira edição do evento será realizada neste sábado, dia 31 de maio, com entrada gratuita, no bairro Santo Antônio, zona Oeste de Manaus. A periferia pulsa arte e resistência. E é na Avenida Brasil, coração do bairro Santo Antônio, zona Oeste de Manaus, que o Underground Festival chega à sua terceira edição, reafirmando seu papel como importante vitrine para a música autoral e independente da capital amazonense.
O evento acontece a partir das 17 horas, na Praça das Pontes, com entrada gratuita. Nesta edição, o line-up do festival contará com apresentações das bandas Dpeids, Dopadona, CxDxM, SDM, Boomerang Blues, Dead Live, Fetos Inocentes, Hellconfesso e Soviet At. A expectativa é de que o evento se estenda até a madrugada, fortalecendo os laços da comunidade com a arte local.
Idealizado pelos produtores culturais e artistas Junior Xoque e Cida Aripória, o festival vem crescendo a cada edição, reunindo nomes expressivos da cena underground local e promovendo um intercâmbio de estilos musicais diversos, da poesia punk à fúria do hardcore, passando pelo blues e o metal alternativo. Atualmente, a produção é assinada pelo coletivo Nós4, que reúne também os produtores Taly Nayá e Marlon Wanderlan.
Muito mais que um evento musical, o Underground Festival é um movimento de resistência cultural que aposta na economia solidária, no empreendedorismo popular, na ocupação dos espaços públicos e na conscientização ambiental. Ao lado do igarapé que margeia a praça, ações de preservação e cuidado são integradas à programação, fortalecendo a conexão entre arte e território.
“O festival nasce da urgência de visibilizar artistas e bandas autorais que muitas vezes não encontram espaço nos grandes palcos da cidade. Mas também de ocupar espaços públicos com arte e cuidado, trazendo vida, segurança e pertencimento à juventude e aos moradores da região”, afirma Junior Xoque.
Para Cida, essa proposta também se alinha ao movimento de descentralização da cultura, promovendo acesso gratuito à produção artística de Manaus, dentro de um espaço comunitário e seguro.“O Festival promove acesso à arte dentro das comunidades, importante é descentralizar a cultura para a população periférica e ressaltar as questões ambientações especialmente com a preservação dos rios e igarapés que cortam a cidade”, acrescenta.
Com o apoio da própria comunidade e de iniciativas locais, o Underground Festival vem se consolidando como um dos principais eventos de cultura alternativa e independente da cidade, e prova que é possível transformar a realidade com arte, coletividade e resistência.
Serviço:
- O quê: Underground Festival – 3ª edição
- Quando: 31 de maio de 2025 (sábado), a partir das 17 horas
- Onde: Praça das Pontes – Bairro Santo Antônio, Zona Oeste de Manaus
- Quanto: Entrada gratuita
- Atrações: Dpeids, Dopadona, CxDxM, SDM, Boomerang Blues, Dead Live, Fetos Inocentes, Hellconfesso e Soviet At
- Realização: Coletivo Nós4 (Junior Xoque, Cida Aripória, Taly Nayá e Marlon Wanderlan)