A candidata a vereadora e secretária nacional do PT Mulheres escolheu o bairro onde nasceu, na Zona Leste da capital, para ser o “QG” dos seus trabalhos rumo à Câmara Municipal

Mais que um endereço para organizar agenda e distribuir material de campanha, um lugar carregado significado, feito para receber a comunidade e ouvir as demandas da população. Assim, a secretária Nacional de Mulheres do PT (Partido dos Trabalhadores) e candidata a vereadora em Manaus, Anne Moura (13.123), definiu o local escolhido para ser o seu comitê eleitoral rumo à Câmara Municipal de Manaus. A inauguração do espaço ocorreu na noite desta sexta-feira (23/08).

Situado na rua Ouro Preto, região central do Coroado 2, bairro da periferia de Manaus onde Anne nasceu e cresceu, o comitê reuniu durante sua primeira noite de funcionamento apoiadores, lideranças comunitárias, colegas de partido além de amigos e familiares. Um momento de confraternizar, distribuir itens de campanha e, claro, reforçar o compromisso com as demandas das mulheres, da educação, da juventude e da saúde para a capital.

“As pessoas costumam falar das suas trajetórias e eu faço questão de reafirmar que a minha trajetória começou aqui no Coroado. Temos feito caminhada em vários bairros, tem muita gente construindo e engrossando o caldo em toda a cidade, porém era importante que tivéssemos um local de concentração, aqui, onde eu nasci, no bairro que me proporcionou chegar onde eu estou. É muito simbólico abrir o comitê e começar o processo eleitoral num lugar que representa muitas lutas”, disse Anne Moura.

A representatividade está nas memórias vividas ali. Os familiares de Anne ajudaram a fundar o bairro, o primeiro da Zona Leste. Quando jovem, ela percorria as ruas da comunidade junto da avó vendendo o doce “quebra-queixo” para aumentar a renda da família, na época liderada pela mãe, Dona Jerônima, que trabalhava como auxiliar de enfermagem no SPA do Coroado.

“A minha história está aqui nesse bairro, mas esse lugar não é um lugar da Anne. O comitê é um espaço coletivo. Assim como eu tenho dito que essa caminhada não é sobre a Anne, é sobre a união das nossas vozes. Eu quero ser a voz de vocês para representar na Câmara Municipal. Eu estou colocando a minha voz a disposição para ser a voz de vocês. Ninguém chega em lugar nenhum sozinho e eu decidi estar na política porque a mulher pode estar onde ela quiser. Precisamos mudar a representação política na Câmara Municipal, ter mais mulheres”, completou.

Apoio popular

O apoio popular estava presente de diversas formas durante a inauguração do comitê de Anne Moura. Edna Barros, 63 anos, é a proprietária da antiga pizzaria que hoje cede espaço para o funcionamento do “QG”. “A Anne não era nem nascida quando eu conheci a mãe dela. Conheço toda a parentada dela. Eu estava rezando e pedindo a Deus para vir uma pessoa trazer a esperança e a mudança para o nosso bairro, e a Anne é essa pessoa, filha do Coroado”, afirmou.

Membros de diversos movimentos sociais também compareceram na inauguração. A coordenadora da Unisol Brasil – Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários, Terezinha Barbosa, foi uma delas. “É fundamental que os empreendimentos voltados para economia solidária se reúnam para apoiar a candidatura da Anne. Que não haja pulverização de votos. Nós precisamos ter um foco e a Anne está levantando essa bandeira através da moeda social, através da carta de apoio e de compromisso com a economia solidária”, disse.

Quem participou da formação de Anne Moura como ativista política desde a época do movimento estudantil também se fez presente na inauguração do comitê. Luzanira Varela, de 64 anos, que é liderança comunitária e militante do PT, acompanhou o crescimento de Anne Moura até se tornar secretária Nacional de Mulheres do partido.

“Nós investimos na Anne, não só eu como várias outras mulheres feministas que defendem direito da mulher. Nós vemos nela uma voz que pode nos representar e falar por nós. E não basta ser mulher. Anne Moura se tornou uma mulher que briga pelo seu espaço, uma mulher que defende outras mulheres, a mulher que trabalha o ‘nós’, e não o ‘eu’. A candidatura de Anne Moura é um projeto coletivo”, disse Luzanira.

Comitê 13.123 – Nossa Voz por Manaus

O comitê eleitoral “13.123 – Nossa Voz por Manaus” fica localizado na rua Ouro Preto, número 526, bairro Coroado 2, Zona Leste. O espaço funciona para distribuição de material gráfico de campanha como adesivos, santinhos, folder, dentre outros. Os interessados em auxiliar na divulgação podem comparecer ao local e solicitar o material de campanha.

Sobre Anne Moura

Mãe, manauara, descendente do povo Mura e crescida no Coroado, Anne Moura é secretária Nacional de Mulheres do PT e coordenadora do Fórum Nacional de Instâncias de Mulheres de Partidos Políticos. Com duas décadas de atuação na política, tornou-se aos 26 anos a secretária Nacional de Desenvolvimento Econômico mais jovem do PT.

Foi co-criadora do projeto “Elas por Elas”, participou da construção do plano de governo Lula 2022 e, no mesmo ano, foi candidata à vice-governadora do Amazonas, junto do candidato ao Governo, Eduardo Braga (MDB).