Imagine andar dez quilômetros para conseguir acesso a uma Lan House e poder usar um computador conectado à internet. Esta era a realidade de muitas famílias do Sol Nascente, região administrativa do Distrito Federal. Uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e o Ministério das Comunicações (MCom) mudou essa realidade, com a entrega de 15 computadores para o Instituto Mulheres do Sol, nesta terça-feira (8.10).

O Instituto Mulheres do Sol atende mais de mil famílias em vulnerabilidade social na região. “Agora, as mulheres terão um espaço para acessar os programas do Governo Federal, ver a questão de documentos para a família e não precisar pagar para fazer agendamento. Isso é de fundamental importância, porque nesse pedaço que estamos não tem Lan House. Estamos muito felizes porque também é uma oportunidade para os filhos dessas mulheres fazerem pesquisas”, destacou Marly Quermes, coordenadora da entidade.

Emocionada, a jovem Brenda Nicoly, de 20 anos, contou o quanto está feliz em ver a evolução do Mulheres do Sol. Ela passou a fazer parte do grupo há um ano e conta que se sente em casa com a estrutura que é oferecida. Brenda também comemora a conquista dos computadores e expressa o quanto esses equipamentos vão fazer a diferença para essas pessoas. “Vou fazer bastante coisas, os cadastros das crianças e ensinar informática para elas. É uma alegria imensa, porque a gente tinha que andar mais de dez quilômetros para conseguir uma Lan House e, muitas vezes, elas não estavam abertas”, comemorou.

WhatsApp Image 2024-10-08 at 16.21.06.jpeg
Foto: André Oliveira/ MDS

Jéssica Leite, chefe de assessoria de Participação Social e Diversidade do MDS, contou que o contato com o Mulheres do Sol começou em março deste ano. “Aos poucos, fomos vendo os esforços dessas mulheres em levantar cada tijolo, em colocar piso e buscar recursos e parcerias para montar a cozinha e o laboratório de informática e vimos a necessidade de conversarmos com as mulheres que são beneficiárias do Bolsa Família”, explicou.

“Junto com o Ministério das Comunicações vimos a possibilidade de disponibilizar esses computadores e deu super certo. Esse laboratório tem a finalidade de promover a inclusão digital dessas famílias e aqui será o ponto de referência para elas”, completou Jéssica Leite.

Para Erika Santos, assessora de Participação Social e Diversidade do MDS, as articulações possibilitam que as ações do Governo Federal cheguem às pessoas em vulnerabilidade social. “A política pública está chegando na prática e a articulação entre os ministérios tem facilitado para que essas políticas públicas cheguem aos que mais precisam”, constatou.

Ludymilla Chagas, chefe da assessoria de Participação Social e Diversidade do MCom, conta que instituições como a Mulheres do Sol levam direitos e garantem voz ao público atendido. “Hoje é um dia muito importante e de extrema felicidade, porque viemos garantir a instrumentalização dessas mulheres aqui nesse território”, celebrou.

Os computadores ficarão à disposição das famílias na sede do Instituto Mulheres do Sol e auxiliará na inclusão digital de crianças, adolescentes, jovens e idosos.

Assessoria de Comunicação – MDS

Fonte: gov.br