Às vésperas da reunião de Cúpula dos Líderes do G20, agendada para os dias 18 e 19 de novembro, o Rio de Janeiro recebe na próxima semana três iniciativas, de 14 a 16 de novembro, que promovem um “esquenta” nas vertentes cultural, de produção digital e de mobilização social.

Num primeiro evento, o poder da música e da cultura será canalizado para impulsionar a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, principal prioridade do Brasil à frente do G20. Dezenas de estrelas da música brasileira estarão reunidas em shows gratuitos no Aliança Global Festival. Realizado na Praça Mauá, o festival aproveita o poder transformador das expressões artísticas para consolidar uma mensagem sobre o compromisso do país de construir uma rede colaborativa e de impacto duradouro, envolvendo países, organizações e cidadãos na luta pela segurança alimentar.

Inspirado em concertos internacionais como o Live Aid 1985 e o Free Nelson Mandela Concert 1988, ambos em Londres, na Inglaterra, o Aliança Global Festival reunirá artistas renomados. A lista final dos participantes será divulgada nos próximos dias. A programação celebra a diversidade nacional e engaja todos no compromisso do Brasil de liderar a aliança em defesa de um mundo sem fome e pobreza e com justiça climática.

CRIA G20– Paralelamente ao festival haverá o CRIA G20, no Píer Space, no centro do Rio de Janeiro. O evento conecta criadores digitais, ativistas sociais e comunicadores do Brasil e do mundo, abre espaço e levanta a voz entre as prioridades da Presidência do Brasil no G20. Com agenda robusta, o CRIA G20 é um canteiro para a transformação e para o engajamento social, orientados a semear o debate sobre a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, a nova arquitetura financeira global e o enfrentamento às mudanças climáticas. Por meio de diálogos abertos, o evento mira em ampliar o debate e se propõe a inspirar ações para um mundo sem fome, com justiça climática e menos desigualdade.

Um dos pontos altos será o G20 Talks, painéis diários com grandes nomes do Brasil e do exterior que debaterão os temas principais da presidência brasileira no G20. Além da transmissão ao vivo pelo canal do G20 no Youtube, o público poderá se inscrever para participar presencialmente. Youtubers, criadores digitais e ativistas vão apresentar o CRIACast, série de bate-papos descontraídos com os palestrantes e outros convidados, debatendo sobre as mudanças que o mundo precisa hoje, para combater a fome e a pobreza e garantir inclusão e justiça climática.

Criadores de conteúdo digital de diferentes segmentos também participarão ativamente por meio de oficinas práticas que trarão informações e experiências sobre geração de vídeos e conteúdo para web e redes sociais. O público poderá se inscrever para participar das oficinas presencialmente. E, para reforçar uma das marcas da presidência do Brasil no G20,  coletivos, estudantes e ativistas da informação e da cultura digital serão convidados a participar da cobertura do evento. O objetivo é estimular a diversidade de olhares e opiniões.

G20 SOCIAL – O G20 Social, também conhecido como Cúpula Social do G20, vai reunir organizações da sociedade civil para discutir temas estratégicos para o G20. O objetivo é ampliar a participação de agentes não governamentais nos processos decisórios e dar voz às diferentes reivindicações da população. A Cúpula Social do G20 será nos dias 14, 15 e 16 de novembro e os temas prioritários de discussão serão o combate à fome e às desigualdades, as mudanças climáticas, a transição energética justa e novos modelos de governança para as instituições multilaterais. As principais demandas do grupo chegarão às mãos dos chefes de Estado na Cúpula do G20.

ALIANÇA GLOBAL – A Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza teve o pré-lançamento em 24 de julho, no Rio de Janeiro e agora será oficialmente apresentada durante a Cúpula do G20. A intenção é mobilizar recursos e coordenar ações entre países, organizações internacionais e a sociedade civil para alcançar metas ambiciosas de redução da fome e da pobreza, trabalhando para buscar soluções para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 1 (erradicação da pobreza) e 2 (fome zero), da ONU.  A proposta recebeu apoio significativo de líderes internacionais e especialistas em segurança alimentar, que destacaram a necessidade de uma abordagem conjunta e sustentável para enfrentar esses desafios globais.

CÚPULA DE LÍDERES G20 – A Cúpula do G20 representa a conclusão dos trabalhos conduzidos pelo país que ocupa a presidência rotativa do grupo. É o momento em que chefes de Estado e de Governo aprovam os acordos negociados ao longo do ano e apontam caminhos para lidar com os desafios globais. No Brasil, a Cúpula de Líderes do G20, no Rio de Janeiro, contará com a presença das lideranças dos 19 países membros, mais a União Africana e a União Europeia, além de representantes de dezenas de nações convidadas.

Fonte: gov.br