Os resultados finais da competição de US$ 10 milhões – XPRIZE Rainforest – foram anunciados no Rio de Janeiro. O prêmio foi concedido aos três primeiros lugares com as equipes: Limelight Rainforest, Map of Life Rapid Assessment, e o Brazilian Team.
A equipe suíça ETH BiodivX recebeu menção honrosa do júri pelo trabalho desenvolvido ao longo da competição com as comunidades da região amazônica e receberá o prêmio de US$ 250 mil. A equipe trabalhou com aproveitamento de tecnologias avançadas para a redefinir o monitoramento e a proteção de ecossistemas tropicais, alcançando avanços na conservação que trarão resultados por muitos anos.
Com duração de cinco anos, o XPRIZE Rainforest propõe a inovadores e especialistas de diversas disciplinas – conservacionistas, cientistas indígenas, engenheiros e roboticistas – o desafio de usar novas tecnologias para agilizar o monitoramento da biodiversidade. Na competição, as equipes concorrentes são convocadas a reunir dados num período de 24 horas, pesquisando 100 hectares de floresta tropical, e analisar as informações recolhidas em 48 horas, identificando e catalogando espécies.
A etapa do Amazonas reuniu seis equipes – do Brasil, Suíça, Estados Unidos e Espanha. O grupo ETH BiodivX da ETH Zurich, é formado por 50 pesquisadores ao redor do mundo, e durante a etapa final da competição no Brasil, contou com o apoio da Swissnex no Brasil e da Presence Switzerland.
As florestas tropicais são os ecossistemas mais biodiversos da Terra. Ao implementar tecnologia rápida e autônoma, os pesquisadores coletam dados sobre a biodiversidade que podem orientar ações e políticas de conservação, apoiar bioeconomias sustentáveis e capacitar povos indígenas e comunidades locais, que são os principais protetores e detentores de conhecimento das florestas tropicais do planeta.
No projeto finalista, o ETH BiodivX coletou amostras físicas para análise de DNA ambiental (eDNA) de vários níveis de floresta e fontes de água. Os pesquisadores desenvolveram um laboratório portátil, o eDNA Backpack Lab, para o processamento rápido de amostras – um requisito essencial para a competição XPRIZE Rainforest, em que velocidade e eficiência são essenciais.
Compacto e versátil, com formato de mochila, o laboratório é uma solução de ponta para análise rápida e portátil de DNA ambiental (eDNA). A tecnologia permitirá que cientistas, pesquisadores, entusiastas ambientais, bem como comunidades locais, desbloqueiem uma riqueza de informações sobre ecossistemas e presença de espécies com facilidade sem precedentes.
O grupo ETH BiodivX também introduziu uma ferramenta inovadora, “Taina”, um chatbot participativo projetado para capacitar a ciência cidadã global ao lidar com dezenas de milhares de participantes. “Taina” tem capacidade para processar milhares de observações naturais simultaneamente, incluindo imagens, sons e vídeos. A ferramenta foi desenvolvida ao longo de três meses com feedback contínuo e codesign de comunidades locais e indígenas ao redor do mundo, garantindo que o chatbot fosse adaptado para atender aos diversos requisitos do usuário.
A missão do grupo é desenvolver instrumentos capazes de levantar remotamente dados do ecossistema da floresta tropical, extrair insights significativos sob restrições de tempo rigorosas e, por fim, alcançar a operação autônoma. A equipe interdisciplinar é composta por especialistas em engenharia robótica, sequenciamento e análise de ADN, classificação de espécies, financiamento para conservação de habitats, gestão, construção de movimentos, pesquisa em ciências sociais, ciência de dados, visualização de informações, música e arte visual.
Parceria
A equipe ETH BiodivX, liderada pela ETH Zurich, inclui 50 pesquisadores de diversas disciplinas em todo o mundo. O seu trabalho envolve o desenvolvimento de drones para recolher dados florestais e a parceria com comunidades locais e especialistas globais para visualizar e interpretar os dados.
A Swissnex é a rede global da Confederação Suíça que conecta parceiros, projetos e iniciativas em educação, pesquisa e inovação. A Swissnex no Brasil amplia o alcance e fortalece o engajamento de parceiros no intercâmbio internacional de conhecimentos, ideias e talentos. Dessa forma, contribui para destacar a Suíça como centro de inovação global.
A Presence Switzerland é a agência de diplomacia pública do governo suíço no exterior e responsável pela promoção da imagem da Suíça. Ao destacar as inovações, o patrimônio cultural e os valores do país, a Presence Switzerland tem como objetivo fortalecer as relações internacionais e incentivar o diálogo entre as culturas.
Deixar um comentário